Dormir com seu bichinho de estimação pode te deixar doente

Por , em 25.01.2011

O seu cachorrinho ou o seu gato gosta de dormir com você? Tome cuidado – apesar de não serem muito comuns, há casos de pessoas que ficam doentes por terem muito contato com os animaizinhos.

As zoonoses, segundo Bruno Chomel, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, ficaram mais comuns a partir do momento que muitas pessoas passaram a substituir filhos por animais, levando a um cuidado excessivo com o bichinho.

Pesquisas feitas na Holanda e no Reino Unido mostraram que cerca de 45% dos animais (gatos ou cachorros) dormem na mesma cama que seus donos.

Segundo Chomel, os animais podem sim fazer parte de um ambiente familiar, mas o lugar deles não é na cama.

Desde 1974 há casos de doenças registradas por pessoas permitirem que animais infestados com pulgas durmam na mesma cama que elas. Apesar do animal não estar infectado a pulga pode passar doenças para nós.

Uma das doenças que pode ser causada por esse hábito é a pasteurellose, uma infecção bacteriana que pode causar pneumonia e até mesmo infecção sanguínea. Esse problema acontece quando o animal lambe uma ferida aberta.

Parasitas como o Ancylostoma e o Toxocara canis também podem ser contraídos dessa forma, sendo que o toxocara é transmitido pelo contato dos ovos (que são colocados no pêlo do animal) com a nossa pele.

Segundo Chomel, as pessoas com maiores riscos de contração dessas doenças são crianças e pessoas que tenham o sistema imunológico fragilizado.

E você, leitor? Dorme com seu animalzinho e não vê mal nenhum nisso? Ou prefere mantê-lo na própria cama? Deixe sua opinião nos comentários. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

46 comentários

  • Laura Kim:

    Reportagem idiota! Falta de informação e cultura! Desserviço pro Brasil. Óbvio que cachorros e gatos podem dormir com os donos.

  • Laura Kim:

    Reportagem com falta de cultura e conhecimento! Óbvio que animais podem e DEVEM dormir com donos. Sempre tive gatos e sou saudável!

    • Aparecida Freitas:

      Concordo plenamente contigo, eu tive dois cães que dormiam comigo na minha cama por seus 15 e 17 anos cada um!! Muito pelo contrário, eles nos faz até bem!!

  • Diogo Silveira:

    Existe o outro lado que é exatamente o afeto que se cria com eles no momento em que permite ele participar da sua vida. Equilibrio, define.

    • Filipe Pereira:

      Eu desde que leve os cães ao veterinário e dê banho…por mim ta tudo bem! Adoram dormir comigo! Tenho 2 leões da Rodésia com 5 meses!

  • Mickaelson Yuri:

    Poois eu nem ligo pra essas coisas o importante é eu estar feliz… e eu tenho uma pincher que me faz muito Feliz!! e adoro que ela durma mais eu mermo com minha esposa contra!

  • Jackson Roberto:

    Eu tenho um cavalo manga larga que só dorme se for na minha cama, dormimos agarradinhos a noite toda…

    • Marcelo Ribeiro:

      Não vire de costas para ele.

  • Marina Longhi:

    tenho duas cachorrinhas e nao durmo sem elas sao minhas companheirinhas fiel amo chegar em casa e ver elas pulando pra me ver entrando adorooooooooooooooooooooooo..

  • jaderson:

    Nossa, eu acho que nao conseguiria dormir sem meu cachorro. Eu moro fora do Brasil e ele é uma grande companhia, acho até que mimo ele até demais mas ele merece. É um excelente cachorro, se alguém também gosta de cachorros pode me mandar um email pra trocar experiencias. jadersonburato@hotmail.com

    • nana silva:

      ola jardeson ! que lindo que ama su cao , eu nao viveria sem meus dois bebes. so de pensar choro. que deus te abençoe e continue assim bjs

  • Gilma Silva:

    Meu gato ñ tem jeito ele sempre tarde da noite vai pra cama deita do meu lado parece mais um bb, a sorte que ele só vive dentro de casa sai para o veterinario.

  • marli:

    acho que até pode nao ser saudavel mas mas é tão bom te-los juntos de nós eu tenho três gatos que dormem comigo.

  • duda morais:

    seria impossível , eu acostumar sem a minha bebê do meu lado. tenho três, um cachorro e duas cadelas, a menor é albina ,por ser tão delicada e amável q os outros dois e por sempre ter mais a atenção, desde quando nasceu dormi comigo. e nunca jamais ,poderia deixar ela dormindo se não for comigo.amo os meus animais. quando bem tratados não vejo mal algum. hoje eu estou longe, mais ela ficou dormindo na minha cama,sei q ela sente minha falta assim como sinto deles.

  • JM:

    Já estou ficando meio chateada de comentar em notícias como essa que não existe problema nenhum em dormir com um bichinho vacinado, vermifugado, livre de pulgas e carrapatos, e limpo. Eu tenho que vermifugar sempre (Zoonose)… Mas não é por causa da minha cachorrinha, e sim por causa da água da minha cidade… Cujo tratamento não é eficiente. Aí vem um pessoal querendo nos impedir de ficar juntinho dos nossos animais limpos e tratados.

  • Nora Ney Vargas:

    ola gostaria de saber que tipo de doença e provocada pelo gato ,? se devo ter gato em casa? possivel responda no orkut ok agradeço a atençao moro em Londres ms estou passando tenporada no Brasil.

    • JM:

      As principais são a toxoplasmose e a toxocariose… Lembrando que se eu gatinho for castrado, vacinado e vermifugado… Estando sempre em ambiente limpo, dificilmente transmitirá alguma doença.

  • Eheh:

    Os meus irmãos dormem com a minha cadela todas as noites nunca houve problemas! Deves em quando dorme comigo e não tenho tido problema! Se for um cão/cadela saudável e limpo não vejo o problema de dormir connosco!

    Mais fácil somos nós a transmitir doenças a eles, do que eles a nós

  • anonimo:

    Eu durmo há 14 anos com meus bichinhos,desde que eu nasci.Eles nunca,digo NUNCA,nunca me causaram problemas,nem quando eu tinha poucos meses.

  • tonicha:

    estudos de 1974???? estão mais que ultrapassados….os animais domesticos actualmente estão vacinados contra tudo e todos….o que quer dizer que é mais que seguro deixar o nosso animalzinho andar á vontade…tenho é MEDO das doenças que o ser humano fabrica e espalha por aí…

  • Salete:

    tenho oito cachorros sendo que uma cocker uma bace-raude e dois pincher esses dormer em um quarto na edicula, e trêz YorkChairre e uma Maltês dorme na cama comigo e com meu esposo. Quando fiz uma cirurgia deixei as meninas (cachorras) na sala para não ter contato comigo mas ela chorava tanto que tive que abrir a porta do quarto e deixar as meninas entrar no quarto, olha dou carinho pra todos um pouco, todos tomão bamão banho na sexta feira, todos tem sua carteira de vacina em dia, lavo as calçadas todos os dias paras eles não ficarem pisando em xixi nem no…, e lavo com agua sanitária e desinfetante própio antibactericida, dentro de casa pra meninas eu coloco tapetes higiênicos, se eu for falar tudo vou fazer uma super carta , mas resumindo eu adoro meus bichinhos e sei que estou errada de deixar dormir na cama.___

  • Denise:

    Minha gata maminha é muito desobediente, ela termina dormindo na cama, não tem jeito. O bom é que ela nunca saiu de dentro de casa a não ser para o veterinário, então não é gata de rua. Mas é teimoooosssaaaa. E no frio então… quer ficar grudada rsrsrs.

  • lady:

    meu pincher dorme comigo mais ele e muito limpo e mal educado mando ele e para a cama dele quando eu dormo ele chegar no meu quarto e nao sai mais

  • Larisse:

    Deus me livre qee meu bebê vai durmir sem mim NUNCA!

  • LF:

    Essas doenças são contraidas por crianças e pessoas com o sistema imunológico fragilizado,se o seu sistema imunológico estiver fraco tanto faz dormir com animais ou pessoas,você pode contrair doenças de qualquer maneira.

  • ExBanana:

    Olha, eu tenho uma cadela que as vezes dorme na minha cama

  • Sandra Maria:

    Temos 2 cachorrinhos em casa, e com certeza eles são muito mais limpos do que muitos seres humanos. São vacinados e tomam banho toda semana….

  • Katarina:

    Tenho a Pretinha aqui em casa e só posso dizer que o dia que ela descobrir que é um cachorro ela morre de susto. Mas, se meu marido descobre que ela é um cachorro morre mais depressa ainda!!! Ele detestava cachorro criticava quem tinha e cuidava como bebe ,arrumamos a Pretinha e depois de 10 anos juntos tenho até medo de pensar no dia em que ela morrer. Acho que ele adoeceria tamanho o afeto.

  • Anita:

    Mas há mulheres que preferem a companhia de um animal que a de um homem…

  • Maria Emilia:

    este assunto é bem complicado, pq cada um tem a sua opinião formada, eu amo animais, tenho dois cachorros e dois gatos, acho particularmente que o respeito, carinho, alimentação e higiene e vacinas é o básico, o restante depende de cada um, o que ninguém pode dizer o contrário é que se tem alguém que é amigo incondicional é o cachorro, vamos respeitar a tds os seres vivos.

  • Adélson:

    É importante saber:
    1 – Seres humanos mal cuidados transmitem doenças também, talvez até em quantidade maior do que os animais;
    2 – Uma das coisas que o amor verdadeiro, cuidado trazem a quem genuinamente gosta de animais é reforçar o sistema imunológico;
    3 – Há hospitais que utilizam a interação de humanos com animais. E o resultado é que os pacientes melhoram;
    4 – Agora se a pessoa não tem higiene, a culpa não é do animal.

    • Daiane Azeredo:

      minha Belly [shitzu]dorme comigo a hora q ela quiser,tenho muito cuidado com a saude dela,levo na veterinaria sempre.Em questao de doença acho que os humanos e que tem muito a nos passar como aids sifilis hpv entre outras que matam,fica a dica!

  • Joao:

    Para mim, já é suficiente ter que dormir com os meus ácaros.
    Fazer cruzamento de ácaros humanos com os ácaros de outros animais, não está nos meus planos.

  • Regina:

    Para a autora do texto e os cientistas,uma sugestão: vao viver dentro de uma bolha de plástico,é mais seguro,o mundo tem muito germes e contaminaçoes…rs

  • DT:

    CLAUDIO deveria se isolar em uma floresta.. o que acha?

  • CLAUDIO:

    COMO ANIMAL QUE SOU, EU NÃO DURMO COM UM , DURMO COM TRES,JÁ A MUITO TEMPO. CONCORDO QUE NÃO SEJA MUITO SAUDÁVEL , MAS NÃO OS TROCARIA POR MUITOS SERES HUMANOS A MEU LADO.PRIMEIRO MOTIVO, NÃO FALAM.

  • CLAUDIO:

    big bang
    CORRIGINDO.. NA MINHA CASA O ÚNICO SER VIVO VISÍVEL A OLHO NU, ETC…

  • Eu mesmo:

    Concordo com a reportagem em parte pois, o exemplo citado fala de um cão com pulga, feridas, e não desverminado, enfim não gosto muito de cachorro mas quem cuida como se fosse filho são pessoas que realmente cuidam destes animais e acho pouco provavel que naum de banho regular (até demais) cuide ferimentos e naum de remedio de vermes de vez em quando.. Enfim reportagem serve para cão “sarnento”.. heheh

  • Coruja:

    Acho louvável amar a todo ser vivo e também os inanimados. Tenho como filosofia que todos somos uma coisa só, tanto nós terráquios quanto os virús intergaláticos, ou até mesmo um átomo de hidrogênio qualquer. Porém, acredito que como unidades, corpos e mentes, somos separados devemos manter estes universos consolidados. Meu cachorro vive comigo, como parte de minha familia, mas tem seu lugar de repouso próprio. Acredito, que ele é mais feliz assim. Sente-se mais confortável e talvez, possívelmente, tem a ilusão de ser menos dependente.

  • luis miguel mendes furtado:

    na minha opiniao cada coisa tem deu lugar, os animais nao foram feitos para ter intima intimidade com os humanos, porque por causa dessas intimidades de dormir com o animal ja aconteceram muitas coisas que nao sao naturais…

  • Yoshi:

    A pior coisa para um animal de estimação é deixar de ser tratado como tal e passar a ser tratado como um ser humano. Quer seu bichinho de estimação feliz? Dê-lhe carinho e adestramento.

  • Yuri:

    Cães vivem em matilhas e não é natural para eles dormirem isolados. Se quisermos cães equilibrados e não os quisermos admitir em “nossa matilha”, devemos ter mais de um cão em casa para que um faça companhia a outro.

  • Rhuan:

    Eu Durmo a uns 3 anos com a minha pincher zero, não vejo mal algum, ela não tem quase pelos é bem limpa e vacinada, como disse a Fátima eu tenho medo é que humanos passem doenças para ela.

  • Biologista:

    Animais não devem substituir pessoas nas nossas vidas, não é saudável tanto fisicamente quanto mentalmente. Animais devem ser tratados como tal, sem abrir mão do afeto por eles.

  • Fátima:

    Quem ama os seus animais de estimação vacina-os e trato-os com muitos cuidados, de modo a que passa a ser mais perigoso o contacto com outros humanos do que com os seus bichinhos de estimação. Além de que a paz de espírito que transmitem e o carinho que dão, não há nada que se lhe compare.

  • big bang:

    Na minha casa o unico ser vivo alem de mim e uma plantinha.

Deixe seu comentário!