Ícone do site HypeScience

Efeito sanfona: por que ele é consequência de algumas dietas?

 

O efeito sanfona é mais normal do que a gente gostaria que fosse. Ele geralmente acontece em pessoas que apostam em dietas malucas e acabam perdendo peso muito rápido, mas pouco tempo depois encontra tudo de novo (e às vezes até mais um pouco). Mas se você conseguiu perder peso mas apenas algumas semanas depois os seus pneuzinhos já estão de volta, não se apavore. A culpa pode não ser sua, nem da dieta. Segundo os pesquisadores, a causa desse irritante probelma pode ser hormonal.

O que causa o efeito sanfona?

Um novo estudo confirmou que os hormônios do apetite, a leptina e a grelina, estão ligados com o Dfamoso efeito sanfona. Esse ganho de peso após o emagrecimento normalmente é notado em pessoas que seguem dietas mais rigorosas e apenas em alguns pacientes.

Os pesquisadores então analisaram os hormônios de 104 pacientes obesos que estavam fazendo uma dieta de baixas calorias. Depois de dois meses de observação alguns pacientes haviam ganho até 10% a mais do peso que perderam com a dieta, e eles possuíam níveis mais altos de leptina e mais baixos de grelina.

Os níveis de grelina ainda eram mais impactantes nas mulheres, enquanto a leptina influenciava o peso dos homens.

O estudo indica que os níveis hormonais dos pacientes devem ser analisados antes que eles iniciem uma dieta. Assim, médicos e nutricionistas podem indicar dietas personalizadas para que essas pessoas não ganhem mais peso do que perdem.

Mas, de qualquer forma, se esse for seu caso, não desanime. Uma ajuda especializada por encontrar o furo nas suas dietas e, claro, tapá-lo. E, o principal de tudo: preservando sua saúde.

[ScienceDaily]

Sair da versão mobile