Erupção em Urano excita astrônomos
Entre todos os planetas do nosso sistema solar, Urano pode parecer desinteressante, sem muitas novas descobertas animadoras. Planetas mais próximos costumam despertar mais o interesse de astrônomos amadores, mas isso pode estar prestes a mudar, pois algo bastante interessante aconteceu nesse distante planeta.
Uma imagem feita pelo cientista planetário Larry Sromovsky com o telescópio Gemini, de 8.1 metros, mostra uma mancha brilhante no planeta que se acredita ser uma erupção de metano congelado na atmosfera.
A compreensão dessa macha é importante para os cientistas. A razão pela qual eles se preocupam com as nuvens sobre Urano é que elas parecem ser sazonalmente dirigidas.
A rotação de Urano, tombada para o lado, dá origem a mudanças bruscas de luz solar com o progresso das estações. As mudanças são, portanto, muito mais dramáticas do que em outros planetas. Urano fornece uma visão única sobre o balanço de energia em uma atmosfera planetária.
É quase como um sistema meteorológico em asteroides, com o hemisfério norte recebendo 42 anos de luz solar e de energia constante do sol, enquanto o hemisfério sul mergulha em 42 anos de escuridão.
Infelizmente, essa nova explosão está fora do alcance da maioria dos astrônomos amadores, mas quem tem equipamentos mais avançados certamente deve dar uma olhada. [MSN]
28 comentários
o mais legal é o título da matéria, que foi muito discutido. Vale a piada do “Ur Anus”. Imaginem o título em inglês, que demais!
Adorei a matéria… devíamos estudar mais sobre esses planetas distantes da Terra, interessante mesmo .-.
Excitar é uma palavra dinâmica, interpretável por contexto, não está ligada só a sexo, diretamente, mas a tudo que é excitante, estimulante.
Seu significado aqui é estimular.
“Erupção em Urano excita astrônomos” que dizer que os estimula, os deixa empolgados a estudar mais em Urano;
usem o dicionário, a reportagem está pra 1, não pra 2
v t excitar [əʃsi’tar]
1 estimular
excitar a imaginação
2 provocar desejo sexual
excitar o desejo sexual
O cara que escreve visitar com z querendo pagar de espertalhão…
o homem que escreve visitar com z dando uma de intelectual…
Carlos, pare com isso cara, é muito sem noção. Tenho certeza que esse comportamento bobo não é tu de verdade, tu deve ser melhor que isso.
Não leve as opiniões aqui tão ao “pé da letra”….ops, digo, com interpretação literal ou denotativa…
é por aí mesmo. valeu
Se ao menos ele estivesse usando uma lingerie!
(sic) Se fosse Vênus talves daria uma excitação explicável.
É verdadeiramente excitante porque exibe/ostenta um AZUL sereia. Fantástica, linda.
O cientista ao fazer a imagem com um telescópio de 8,1m não ficou com dores na coluna?
Fiquei sem perceber como a sereia faz a combalhota de 42 em 42 anos!!! É progressiva ou repentina? Será que também ando nas nuvens?
Dor nas costas só dá se comer tatú.
O universo é muito grande e tem uma história longa demais para a mente humana. O que aconteceu em urano exciting = emociona justamente porque parece novidade para nós, quando a maioria nem chega aos 100 anos. Lá e mais longe, a história tem bilhões e bilhões de anos.
Conclusão: sabemos muito pouco ou quase nada, ainda.
Então a mente fica poluida em alguns e exciting em outros.
Parabéns Stephanie, parabéns Roberto.
Fiquei imaginando um cara olhando pelo buraco da luneta de jaleco branco fazendo você sabe o que.
Descobrindo como os ETs fazem sexo!
Penso que tiraram exatamente do inglês: exciting.
P, titulo deveria assim: erupção em Urano deixa astrônomos excitados!! kkkkkkkkkk
eu ri do título;os astronomos se excitaram com isso?
acho que seria mais plaucível dizer que os astronomos ficaram animados…mas deixa so to enxendo mesmo.
tu não faz idéia de como urano é sexy…
Prefiro Vênus!
Vdd, aqeles anéis dão um charme todo especial.
O titulo da matéria ficou ilário.
Costumava-se falar na excitação de partículas em química no secundário. 😉
Mentes perversas!!!
O mais pacato dos planetas gigantes resolveu mostrar sua face. Urano, o gigante de gelo que gira de lado, mostra ser um mundo capaz de apresentar surpresas turbolentas na atmosfera. O metano marca presença na evolução atmosférica desses mundos distantes, assim como o dióxido de carbono na terra, em venus e marte. Essa erupção pode marcar o surgimento das tempestades historicas, como as manchas de jupiter, saturno e netuno. Quem sabe agora poderemos ver a história ao vivo. Ela sem dúvida alguma deve estar relacionada com o confuso campo magnético de Urano, que tem origem possivelmente em alguma profundidade de seu manto.
O mais interessante em Urano é que não se sabe ao certo se ele tem um núcleo rochoso, um caroço. O Campo Magnético se gera no manto, em uma dada profundidade, onde a pressão é tal que faz os átomos de hidrogênio, na água, no metano ou na amônia, se ionizarem ou agirem de outro modo. Eu não estranharia encontrarem isótopos do hidrogênio, como deutério, trítio…
Por que foi colocado a continuação da matéria nos comentários? 🙂
Porque voce fêz essa pergunta, Alexandre. Isso não vai resolver o problema.
O titulo da matéria ficou engraçado.. pra qm tem mente poluida auahuahua
Que nem a sua?