Mais de 20 mil estudantes das escolas da rede municipal de Vitória da Conquista, na Bahia (a 510 quilômetros da capital Salvador), têm menos chance de matar aulas a partir de agora. Acoplado na camiseta de cada aluno, está um microchip que informa aos pais exatamente o momento em que o estudante entra ou se ausenta do recinto da escola.
Chamado de uniforme inteligente, este novo dispositivo que custou 700 mil reais de investimento aos cofres da prefeitura e será usado por jovens com mais de 14 anos. A motivação da novidade, conforme explica o diretor do colégio, é o fato de que muitos pais deixavam os filhos em frente à escola, mas não verificavam se eles de fato entravam nela.
Com os chips, que ficam instalados sob o distintivo da escola na camiseta, essa dificuldade deve acabar. Os chips ativam um sensor que registra a entrada na escola, como um ponto eletrônico. Se passarem 20 minutos e o sensor não for ativado, os pais são notificados com uma mensagem curta e grossa: “seu filho ainda não chegou à escola”. As camisetas podem ser lavadas normalmente sem danos ao chip. [BBC]