Um novo tipo de combustível, que utiliza dejetos humanos para produzir biometano, está sendo testado na cidade de Davyhulme, em Manchester, Inglaterra.
O projeto, que custou 4,3 milhões de libras (R$ 13,3 milhões), é o primeiro do tipo na Inglaterra, e já é considerado o combustível do futuro, por ter baixa emissão de carbono.
Caroline Ashton, da United Utilities, empresa que participou da criação do projeto, afirma que o tratamento de esgoto é um processo diário, e que isso leva a uma produção de gás metano praticamente infinita. “Aproveitando esta energia gratuita, podemos diminuir nosso consumo de combustíveis e reduzir o impacto ambiental”, afirma Ashton.
O biometano também será usado como meio de levar energia a até 500 lares. No futuro, cidades de tamanho médio uma cidade do tamanho de Davyhulme poderia produzir energia para mais de cinco mil propriedades. Vários lugares da Europa já utilizam o método de processamento de esgotos para levar energia a casas e prédios comerciais.
Richard Swannell, envolvido no projeto, afirma que o esgoto produtor de biometano pretende ser o primeiro a chegar a uma escala comercial no Reino Unido. O projeto deve entrar em escala comercial até 2011. [BBC]