Esgoto gera energia na Inglaterra

Por , em 21.06.2009

Um novo tipo de combustível, que utiliza dejetos humanos para produzir biometano, está sendo testado na cidade de Davyhulme, em Manchester, Inglaterra.

O projeto, que custou 4,3 milhões de libras (R$ 13,3 milhões), é o primeiro do tipo na Inglaterra, e já é considerado o combustível do futuro, por ter baixa emissão de carbono.

Caroline Ashton, da United Utilities, empresa que participou da criação do projeto, afirma que o tratamento de esgoto é um processo diário, e que isso leva a uma produção de gás metano praticamente infinita. “Aproveitando esta energia gratuita, podemos diminuir nosso consumo de combustíveis e reduzir o impacto ambiental”, afirma Ashton.

O biometano também será usado como meio de levar energia a até 500 lares. No futuro, cidades de tamanho médio uma cidade do tamanho de Davyhulme poderia produzir energia para mais de cinco mil propriedades. Vários lugares da Europa já utilizam o método de processamento de esgotos para levar energia a casas e prédios comerciais.

Richard Swannell, envolvido no projeto, afirma que o esgoto produtor de biometano pretende ser o primeiro a chegar a uma escala comercial no Reino Unido. O projeto deve entrar em escala comercial até 2011. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • emiliano quirino:

    esta sim, será a energia de um futuro nao tao distante. quem quizer fazer parceria comigo coloco a minha oficina de tornearia a disposição.para estudos e futuros projetos de outras fontes alternativas de energia

  • José Antonio Ramos Dias (Zezé Dias):

    Caríssimos Senhores,

    Quero parabenizá-los pelos excelentes artigos que vocês publicam.Esse, sobre o esgoto que gera energia, é uma notícia fantástica e de valiosíssima importância para todo o planeta!
    Pelo imenso benefício que este projeto proporcionará ao meio meio ambiente, ele se torna relativamente barato.
    Espero que o Governo Britânico, incentive os governadores das grandes cidades do mundo à seguir o seu exemplo. É a matéria-prima mais barata que existe e com a grande vantagem de não ser finita.
    A construção de novas usinas nos grandes centros populacionais, dapenderá apenas do uso da inteligência e da boa vontade dos seus governos.
    Aproveito o ensejo para apresentar aos senhores, “DEZ IDEIAS QUE SALVAM VIDAS E CONTRIBUEM PARA O BEM ESTAR E O DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL.” Trata-se de um trabalho que busca a conscientização humana. É da minha autoría e estão publicadas em meu blog http://www.aguasevidas.blogspot.com
    Obrigado e um abraço à todos.

    Ass: José Antonio Ramos Dias (Zezé Dias)

Deixe seu comentário!