Especial de Férias – Jericoacoara
Outro paraíso do nordeste brasileiro, eleita pelo Washington Post como uma das dez praias mais lindas do mundo, a praia de Jericoacoara, ou simplesmente Jeri para os frequentadores assíduos, se localiza no município de Jijoca de Jericoacoara a 300 km de Fortaleza.
Suas dunas intercaladas por lagoas azuis constroem um cenário único e indescritível.
Como parte integrante do Parque Nacional de Jericoacoara (que inclui também os município de Camocim e Cruz) no litoral oeste do Ceará, não são permitidas estradas pavimentadas de acesso nos últimos quinze quilômetros. O trajeto só pode realizado pelos areais e dunas valendo-se de veículos com tração nas quatro rodas.
Entre as suas atrações turísticas destacam-se:
A Pedra Furada
Formação rochosa de cerca de cinco metros de altura, erodida parcialmente pela força abrasiva das marés, localizado em um sítio exótico pleno de estruturas geológicas únicas.
A etimologia do termo Jericoacoara deriva do tupi e quer significar “toca das tartarugas”.
Dunas e lagoas cristalinas completam o cenário cinematográfico, aliás, utilizado em várias produções da sétima arte tais como a “A Ostra e o Vento” dirigida por Walter Lima Jr.
Realmente um paraíso!
-o-
Imagens: Wiki e Acervo do Autor
-o-
[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]
LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo
À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA
Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.
Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”
Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.
3 comentários
Foi eleita em primeira colocação como o lugar mais bonito do mundo, pela Lonely Planet*.
E olha que a galera da Lonely Planet conhece o mundo inteiro, literalmente.
*Mais conhecida no Brasil pela série de TV Planeta Solitário.
Foi o lugar com as paisagens mais bonitas que já fui ! Tenho fotos sensacionais de lá.
Pelas fotos não me pareceu grande coisa.