Esperança para calvície masculina: cientistas descobrem o que a causa

Por , em 6.04.2011

Um novo estudo traz esperanças para um tratamento que regenere o cabelo dos carecas: a pesquisa descobriu que uma incapacidade das células-tronco no couro cabeludo de se tornarem o tipo de células que formam os folículos capilares pode ser uma causa subjacente da calvície masculina.

Segundo os pesquisadores, em pessoas que são carecas, os folículos pilosos encolheram e tornaram-se microscópicos.

Antes, os cientistas pensavam que as pessoas calvas tinham uma depleção de células-tronco de folículos capilares, que são necessários para crescer o cabelo. O novo estudo mostrou que as pessoas calvas têm o mesmo número de células-tronco das com cabelo.

Portanto, se os cientistas pudessem persuadir as células-tronco a produzir mais células progenitoras de folículo capilar, então seria possível gerar mais folículos capilares que poderiam crescer cabelo.

Os pesquisadores analisaram as células da pele das partes calvas e não calvas do couro cabeludo de pessoas com alopecia androgenética, nome técnico para a calvície de padrão masculino.

Eles adicionaram “marcadores” a cada uma das células do couro cabeludo. Por meio de marcadores diferentes para distinguir entre as células-tronco e células progenitoras de folículo capilar, os cientistas foram capazes de contar o número de cada tipo.

Eles descobriram que havia o mesmo número de células-tronco na pele do couro cabeludo careca como na não careca. No entanto, havia menos células progenitoras de folículo capilar na pele careca. Em outras palavras, a calvície estava ocorrendo porque as células-tronco eram incapazes de completar o seu desenvolvimento normal e se tornarem células ciliadas progenitoras de folículo.

Atualmente, os dois únicos tratamentos para a calvície aprovados, apesar de eficazes em manter o cabelo que já está no couro cabeludo, não fazem o cabelo voltar a crescer. Um deles, por exemplo, usa blocos de testosterona nos folículos pilosos, que podem reduzir folículos pilosos grandes para pequenos. Mas a droga não chega a trazer de volta os folículos grandes.

Os pesquisadores acreditam que, para regenerar o cabelo que foi perdido, seria preciso uma droga que pudesse tornar um folículo pequeno em um grande. Se eles descobrirem os sinais e os fatores necessários para ativar as células-tronco a produzir células progenitoras, poderão encontrar um meio de reverter os pequenos folículos para torná-los grandes. [LiveScience]

• pedro herique:

Infelizmente vivemos em um mundo superficial onde as pessoas julgam pela aparência. As pessoas se preocupam demais com o exterior,q pena.

• Jorge Farias:

Eu posso dizer o que resolveu no meu caso. Fiz transplante capilar na Master Health aqui em São Paulo. Equipe bem preparada e técnica impecável. O resultado ficou bem natural.

• Martinelli:

Como já dizia meu pai…Vou ficar careca de tanto esperar, kkkkkkkkk…O melhor remédio pra careca é a malhação, pra compensar essa porra, ou é isso ou nada, nada literalmente! kkkkk

• Luis Roberto Lima:

Rapaz, esse careca ai da foto com o tratamento na Cabelo & Vida em 3 meses estaria com a cabelereira dele toda recuperada. Eu comecei por indicação de um colega, já fiz 25 aplicações e já noto um bom preenchimento nas entradas e no miolo da cabeça. Quando completar 3 meses espero ter deixado a calvície como coisa do passado. Tem diversas fotos de cabelo como o desse cara antes e depois do tratamento. Incrível.
      A Cabrlo & Vida é em Salvador, no Pituba Parque Center.

• waguim:

calao gostaria saber mais sobre essa descoberta desde ja agradeço

• ademilson paulo moreira cezar:

alguem conhece algum tratamento sério pra calvicie,que funcione de verdade,pois só ouço mentiras,ou algo que me anime,abraços.
    [email protected]

Existe o finasterida. Uma medicação que comprovadamente, impede a queda capilar na maioria dos casos, e faz o cabelo ficar um pouco mais grosso. Essa medicação não faz crescer cabelo, ou seja, o fio que ja caiu não vai nascer de novo, porém retarda, e muito, a queda do cabelo. Também existe o minoxidil mas o resultado é bem mais modesto. Espero ter ajudado.

• everaldo:

engano seu, pois já uso o finasterida há 3 anos e não tem nem comparação do antes e depois.

• Mauricio:

O tratamento consiste no uso comprimidos de finasterida 10 mg , associado ao Avicis, ou similares de uso tópico. Quanto mais jovem iniciar, melhor, pois aos 40 anos a testosterona diminui tendo menor influência na queda. Desse modo se for fazer algo, melhor que seja antes dos 40(se tiver mais de 30 anos paralizará a queda , mas sem nascimento significativo de novos fios). Esse tratamento funciona e esqueça os mitos dos efeitos colaterais. Consulte um bom dermatologista e siga o tratamento. Mas nunca sem orientação médica. Isso é fundamental.

• alexandre:

muito bom site

Hair Cloning treatments are expected to become widely available Spring 2012 !

• rodrigo:

ja pensou em um peixe cabeludo meu……kkk

• LUAN MARCIO:

Tenho 21 anos, e já consigo perceber algumas falhas no meu couto cabeludo.Meu cabelo é fino, mas resistente. Não tenho caso de calvíce na família, mas vai entender a genética. Uma coisa eu sei , casos de stress e ansiedade agilizam muito o efeito da perda de cabelo. Esperamos que a ciência prevaleça, juntamente com nossa alto estima.

Não tenho caso de calvíce na família???
      A genetica da calvíce vai ate o inicio que pode ser o seu tatatatatataravo!

• João da cruz vieiora leite:

Sou careca com poucos fiapos já fis varios tratamentos mas, só estes mesmos fiapos, vou enterar mais com este novo tratamento.
    uma inovação mas não acredito que consiga vingar como todos os outro na midi, mesmo assim vou tentar ser cabeludo novamente.

• Laercio:

Uma mina de ouro aguarda aquele que finalmente fizer os folículos voltarem a produzir cabelo….

• José Carlos:

Calvície pode ser hereditário da familia do pai ou da mãe…, com alguns tratamentos pode-se retardar a chegada completa da calvície (efeito bola de bilhar). Quando eu tinha 20 anos tinha uma cabeleira incrível.., bonita, passava até gel para baixar o volume, e crescia rápido, meu couro cabeludo era mais pra seco, e os cabelos normal p/ seco. De repente aos 23 anos, o couro cabeludo acumulou tanta caspa como eu nunca tinha visto antes, isso durou alguns meses.., depois as caspas sumiram e o couro cabeludo tornou-se muito oleoso e + cor da pele…, os cabelos começaram a cair e tornaram-se mais finos: era o inicio da calvicie androgenica masculina !
    Hoje tenho 48 anos e a queda de cabelo ainda continua, não estou ainda bola de bilhar, o mais importante é que eu ainda me considero um cara bonito, mesmo quase careca!
    Na juventude é meio díficil aceitar uma mudança brusca diante do espelho, mas com o tempo aprendi a trabalhar bem a mente, tudo o que era possivel fazer em relação a tratamento anti-queda, eu fiz, depois aprendi que um simples Sabão de Côco que se compra no supermercado, pode ser mais eficiente contra a queda, do que produtos caros elaborados por clínicas, em clínicas caras e sofisticadas, dotadas de banho de luz, laser, e etc…, Não se enganem ISSO TUDO É PURA FACHADA !! O Laboratório dos EUA Procter & Glamber, juntamente com outros laboratórios, jÁ desenvolveram um medicamento eficiente em ratos, me parece que o teste agora vem sendo realizado em seres humanos calvos com sucesso, e pelo que li faz até nascer barba e pelo no peito em quem não têm também, é esperar para ver !!!!!!

• waguim:

ei Carlao gostei muito do seu comentario ,gostaria que fosse verdade pois ja to quase careca carai, e se puder mim mande mais informaçoes sobre esta descoberta desde ja agradesso…..

• Reinaldo Faria Tavares:

Essa história não é só sua, não.
      É a minha!

• Maria:

Fernando, que imagem negativa que você tem das mulheres. Quando uma mulher está apaixonada de verdade a última coisa que interessa é se o cara tem dinheiro ou tem cabelo. A coisa mias importante é bom humor e leveza pra levar a vida. Te aconselho e mudar de ideia…seu amor ainda não chegou..mas a hora que chegar você vai ver que eu tenho razão. Sou uma mulher pobre apaixonada por um careca pobre…mas muito..muito boa gente.

• crescio:

Ha Ha Ha. Cabelo até acredito, mas sem dinheiro so se for uma asna. Sou feio e careca, mas com bom saldo no banco e não me faltam mulheres, algumas até me dizem que a vagina foi feita na forma de um leitor de cartão. bjs

• Kau:

Crecio, voce nunca ira encontrar uma mulher que goste de voce pelo que voce é, pois voce é o primeiro a deixar claro que mulheres que nao procuram grana sao asnas. Mulheres que nao precisam de homens com grana gostam se serem tratadas com delicadeza e respeito. Ja as que voce julga inteligente sao as que aceitam desaforos para usufluir da grana do cara para ir a lugares com ele e andar de carro com ele, receber uma esmolinha aqui outra ali. E muitas ate fingem que nao sabem que sao chifrudas. Que pobreza! Mas para voce, estas sao as inteligentes ne?

• Loirão:

Se não existissem carecas o mundo não tinha piada nenhuma.

• fernando:

Caros amigos !!…

Tenho 49 anos e esta iniciando um proceso de calvice na minha cabeca;a poucocas semanas quando me dei conta de que e apenas uma questao de tempo em me transformar em mais um careca
    ( provavelmente pouco tempo ),nao ha como evitar a preocupacao e a baixa estima,mas e bom lembrar que;”e dos carecas que eleas gostao mais”,desde que tenhao dinheiro,quanto mais $$$…melhor !!…
    pois devido a inversao de valores que estamos vivendo em nosso Brasil,as mulheres nao gostam de homens,elas gostam de dinheiro,muito dinheiro !!… quem gosta de homem e bicha !…
    sendo assim a unaca saida e nos esforcarmos e trabalharmos mais enchermos as nossas carteiras e contunuar a vida sendo carecas,porem felizes !!!…

grande abracos a todos e boa sorte !!…

Meu caro chara, vc diz 100% de mulheres sao assim materialistas???
      Vc tem levar em consideracao que existem mulheres nao materialistas tambem.

• ROBINHO:

Pessoal já vi que não tem jeito, o desespero vai aumentando os cabelos vão ficando no ralo e o tratamento é um só!!!
    se conformar com a careca kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não estou careca – (ainda)kk tenho 27 anos meu pai é careca e meus cabelos pararam de cair ——– no ralo kkkkkkkk já estou preocupado porque o bagulho ta caindo e deixando umas falhas e não aguento mais meus camaradas me zuarem, estou pensando em fazer um implante capilar pra cobrir as falhas, mais essa porra é muito cara e até eu juntar a grana já caiu tudo kkkkkk

então é isso ai pessoal vamos todos afundar com o mesmo barco abraço a todos os futuros carecas

• weltinho:

Cara voce é engraçado demais,gostei continue assim com esse bom humor

• paulo:

Eu fiz um comentário ontem dia 25/07 sobre o tratamento da calvicie com a sanguessuga e voces ficaram em analize e não colocaram…

• paulo:

JÁ fui EM VÁRIOS ESPECIALISTAS TODOS DIZEM QUE É HEREDITÁRIO.
    Eu tenho pouco cabelo e muita penugem,Vários médicos dizem que a calvície e genético e todos dizem que o cabelo é nutrido pelo sangue … quando não ha circulação sanguínea no couro ele cai mesmo.
    Antigamente quando as pessoas tinham problema de circulação na pele (chamada de carne morta)eles tratavam com sanguessuga,pesquisei em vários lugares e não vi nenhum tratamento com elas.
    Eu me habilito em fazer o teste com sanguessuga de laboratório
    PORQUE NÃO

• antonio:

• ALMIR:

VAMOS PENSAR UM POUCO:
    No mundo, bilhões circulam em torno desse ‘problema’, vcs acham que eles vão deixar de coletar essa grana?
    Essa solução e outras como a energia livre (gratuita)já existem a muito tempo.
    duvido que eles queiram acabar com o mercado de’tratamentos’, produtos, perucas etc…

Opa! Vc fala eles quem??? Cada um tem a sua empresa e cada um quer ganhar da concorrencia.

• CABEÇA DE BOLA DE BILHAR:

Alo amigos eu sou careca e na verdade cansei de tanta ilusão se nasci assim foi porque Deus quiz, calvicie não tem cura a testa vai aumentando até não restar nada, ou para os mais sortudos, restar dois chumacinhos sobre as orelhas que as vezes são umedecidos e esticados sobre a careca na transversal, fica redicúlo mas para o usuário ninguem esta percebendo nada, infelizmente nasci com tendencia a calvicie, e não tem jeito, tenho varios nomes bola de bilhar – pouca telha, testa de amolar facão , cabeça de pica, aeroporto de mosquito,é triste principalmente lembrar que antes com cabelo ja fui chamado de gato, gostoso, etc. hoje me chamam de tio, senhro, e para me agradar falam você é careca mas é charmoso (é ruim hein)

• flavio carvalho:

Eu acho que lavar o cabelo frequentemente não é verdadeiro, pois já foi mostrado na tv que não tem nada a ver, são vários fatores, entre eles, hereditário, estresses, má alimentação,são vários fatores, egora, eu não estou nem aí se os laboratórios vão ficar ricos, eu quero a solução, penso em mim, a gente que sofre da calvicie,as pessoas acham que temos mais idade,para nós homens é fator de vaidade e precizamos ser vaidosos.

• Leonardor:

Só sei dezer que estou ficando mais careca com tanta espera!

• Inossaf:

Carlão, parece muito bom, mas eu duvido.
    Já ouvi sobre tratamentos “esfoliantes”, que parece ser o caso…
    A não ser que se faça uma drástica esfoliação, e uma estimulação dos tais folículos, como dito na matéria, penso ser pouco provável… infelizmente.

• carlos:

até hoje nenhum cientista,pesquisador conseguiu encontrar uma solução para a calvicie e talves nao encontre…a medicina se diz tão avancada,mas qdo se trata de certos assunto ela ainda é muito atrasada…e nós,pobres mortais que sofremos com a calvicie temos que nos conformar com isso,infelizmente….

• Carlão:

Procter & Gamble e Laboratório Curis
    Domingo, 16 de Janeiro de 2011
    Calvície: é criado um tratamento revolucionário contra a calvicie
    Aleluia 🙂
    À quase 3anos que espero e desespero, e faço figas, e até quase que rezo para receber uma notícia destas.
    E ELA CHEGOU…
    Sofro de queda crónica à vários anos, e passei de uma cabeleira linda e forte para meia-duzia de palhas na cabeça, o que me safou de ficar careca foram os tratamentos que fiz recomendados pela minha dermatologista, e das centenas de euros que a minha mãe gastou.
    Agora, os cientistas fizeram o papel deles e presentearam-nos com última grande inovação 🙂
    TRATAMENTO

Primeiramente é usada uma roda abrasiva que é esfregada no couro cabeludo, estimulando a formação de uma nova camada de células jovens na superfície, em substituição. O nome do processo é neogênese folicular e consistem em gerar novos folículos capilares depois do nascimento.
    Ao tratar estas novas células com certas drogas que inibem receptores epidérmicos de crescimento de cabelos na superfície, faz com que algumas das células nascentes formem os novos folículos capilares, combatendo a calvice.
    A equipe diz que já testou a idéia com sucesso em ratos e em pele humana transplantada em ratos. Eles criaram uma empresa para comercializar o produto no futuro, que consistirá num kit de produtos com instruções de como aplicá-los na pele para que o cabelo volte a crescer.
    O processo de formação da ‘nova pele’ leva duas semanas desde o começo da administração da composição. Além do inibidor de receptores o kit contém um produto que consiste em anticorpos que estimulam o crescimento de cabelo, anti-histamínico biológico, um antibiótico e um antimicrobiano. O kit também contém o medicamento minoxidil e similares que são “abridores de canais” que favorecem o crescimento de cabelos.
    O produto pode ser utilizado para regeneração capilar ou para fazer nascerem pêlos em outros locais do rosto como na bochecha, queixo, parte inferior do couro cabeludo e sobrancelhas.
    O produto poderá ser aplicado uma ou duas vezes por dia durante dois até 10 dias consecutivos para favorecer o nascimento de novos folículos capilares e subsequente crescimento de novos cabelos. Como se isso não bastasse o kit inclui método para o surgimento de cabelos pigmentados ao suprimir uma proteína Wnt no folículo capilar, resolvendo o provlema da calvície.
    Apesar da empresa já ter entrado com a patente do produto contra calvície este tratamento da calvice ainda está em fase de desenvolvimento e levará alguns meses para chegar a mercado.

• ademilson paulo moreira cezar:

olá Carlão,voce descobriu alguma coisa interessante para calvicie,me envie o que está sendo feito se voce puder,abraços.
      [email protected]

• João Bovolini:

Dizem que isso é uma lenda ou tentativa frustrada! Nada mais se fala a este respeito.

• Nelson Sheine:

Não acredito mais nisso. Há anos escuto que estamos próximos da cura da calvície e nada acontece, apenas a proliferação de clínicas que se enchem de dinheiro prometendo milagres aos carecas, como eu. Já caí em muito golpe e perdi muito dinheiro em clínicas luxuosas (fazem isso para chamara a atenção). Hoje só acredito em duas coisas: prótese ou implante. O resto é pura enganação!

É verdade, Pedro…
    Eles sempre estão “descobrindo” algo novo… aí dizem q em tantos anos o tratamento poderá vir e coisa e tal…
    Há uns 10 anos q eu venho pesquisando na internet sobre isso e sempre dizem a mesma coisa… mas na prática…
    Hj em dia, parece q o tratamento mais eficaz é com células tronco… mas o valor do tratamento deve ser exorbitante….

PAPO FURADO…..DE NOVO A MESMA LADAINHA….É SEMPRE ASSIM: “SE ELES DESCOBRIREM”, “TRATAMENTO PREVISTO DAQUI HÁ 10 ANOS”….
    MUITA TEORIA E 0% DE PRÁTICA, ATÉ AGORA JÁ LI MILHARES DE MATÉRIAS MAS NENHUM CASO PRÁTICO DE CURA DA CALVÍCIE!!

FIQUEI SABENDO DE UM SENHOR AQUI DE BH QUE CONSEGUIU FAZER UMA FORMULA COM ERVAS DA NATUREZA QUE FAZ O CABELO CRESCER NOVAMENTE,UM MUSICO Q FEZ O TESTE COMPROVOU,ENTÃO ESTA AI A SOLUÇÃO. ALIAS,A SOLUÇÃO DE TODOS NOSSOS PROBLEMAS SEMPRE ESTÃO NAS MATAS,MAS QUE ESTÃO DESTRUINDO E NINGUEM PERCEBE ISSO. ACHO Q NAS ESCOLAS DEVIAM ORIENTAR MAIS SOBRE ISSO!

• ASG:

Boa tarde

POR FAVOR ME CONSIGA O TEL DELE ESTOU DESESPERADO MEU CABELO ESTA CAINDO.

OBRIGADO

• kik:

Acho que algumas expressões como “folículos” e “progenitoras de folículos” foram repetidas várias vezes ao longo do texto, fica repetitivo. Apesar disso, boa matéria. Obrigado!

• Mark:

Seria interessante se destacassem em preto, negrito, os trechos mais importantes da matéria, por exemplo:

“..a calvície estava ocorrendo porque as células-tronco eram incapazes de completar o seu desenvolvimento normal e se tornarem células ciliadas progenitoras de folículo.”

Tornaria a leitura mais rápida, dinâmica e provavelmente mais fácil de fixar a informação…

Opinião de um calvo.

Eu não tenho a menor dúvida que os pesquisadores irão descobrir um meio de curar a calvície,se é que já não descobriram,pois os laboratórios que fabricarem as drogas ganharão milhoes em dinheiro.É uma questão de pouco tempo.

• websurffer:

Sempre é bom olhar com cautela essas pesquisas e tratamentos para calvície.

Droga para calvície provoca disfunção sexual prolongada