Perturbador: essa calopsita imita perfeitamente o toque do iPhone

Por , em 20.12.2017

O vídeo acima será a coisa mais fofa (ou perturbadora) que você verá hoje.

A calopsita pertence a um amigo de Ben Pluimer, americano que postou a filmagem na plataforma Vimeo.

“A família do meu amigo tem um calopsita chamado Lucky. Sempre que Lucky fica chateado, ele canta um toque da Apple. Geralmente acontece quando [seus donos] amarram seus sapatos para se preparar para sair de casa. É adorável, e também é perfeitamente afinado”, escreveu Pluimer.

O poder de imitação

A ave de fato imita perfeitamente o famoso toque do iPhone. E, curiosamente, não é a única: vários vídeos na internet provam que outras calopsitas podem reproduzir a melodia.

Por que esses pássaros são tão bons em imitar sons que normalmente não ouviriam em seu ambiente natural? Aliás, por que são tão bons imitadores, no geral?

Vínculos emocionais

De acordo com Kevin J. McGowan, um ornitólogo da Universidade de Cornell, a calopsita, assim como outros parentes próximos, como os papagaios, tem um sistema social no qual cria vínculos individuais com um companheiro, com o qual passam todo o tempo junto pelo resto de suas vidas.

“Quando são animais de estimação, esses pássaros costumam se relacionar com uma pessoa – e, às vezes, mordem qualquer outro indivíduo que se aproxime do seu ‘companheiro’”, explicou McGowan ao portal Gizmodo.

Na natureza, um par de calopsitas geralmente imita os sons um do outro, bem como tem suas próprias conversas especiais, do jeito que parceiros humanos fazem. Os pássaros de estimação imitam o discurso humano e outros ruídos, segundo McGowan, porque estão tentando ser bons companheiros.

Neste caso, a calopsita está provavelmente associando o toque do iPhone como algo que o “companheiro” está dizendo – e o está copiando. Para o pássaro, o som que vem do telefone é indistinguível do próprio proprietário. “Eles podem imitar sons aleatórios em seu ambiente, mas eu suspeito que o toque tenha uma forte associação com o proprietário”, disse McGowan.

Siringe

Em termos de como esse pássaro é capaz de cantar tão bem esse toque, o ornitólogo afirma que as calopsitas possuem um órgão de produção de som muito bem desenvolvido, a siringe, que lhes permite fazer uma grande variedade de sons, inclusive imitar a voz humana.

“Fazer sons iguais pode ser muito importante para os pássaros por várias razões, incluindo o acasalamento entre companheiros”, disse McGowan. “Então, eles têm uma longa história evolutiva de fazer coisas semelhantes. Este [exemplo] por um acaso é também muito fofo”. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votos, média: 4,62 de 5)

Deixe seu comentário!