Essas setas estão na verdade apontando para o mesmo lado [experimento científico]

Por , em 7.04.2014

As setas acima não são opostas; elas na verdade estão apontando para o mesmo lado. O que faz parecer que elas estão desalinhadas é um fenômeno chamado refração.

Confira o vídeo abaixo:

Neste experimento simples, que você pode repetir em casa, a seta muda de direção devido à refração. Quando a luz passa de um material para outro, ela pode dobrar ou refratar.

O que aconteceu no vídeo foi que, conforme a luz viajou, passou pelo ar, através do vidro, através da água, depois pelo vidro de novo, daí pelo ar de novo, até chegar na seta. Com isso, mudou de velocidade e refratou.

O copo de água é como uma lupa. Quando a luz passa através de uma lente de aumento, curva em direção ao centro. Depois, toda a luz se encontra de novo no chamado ponto focal, mas, para além desse ponto focal, a imagem parece inverter porque os raios de luz que passaram ali dobraram entre si, e a luz que estava do lado direito está agora à esquerda, e a da esquerda na direita, o que faz com que a seta pareça invertida.

O diagrama explica isso melhor:

infp

Em resumo, com a refração, a luz encontra um ponto focal do lado de fora do vidro e altera de direção, resultando em uma imagem invertida. [BoredPanda, PhysicsCentral]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, média: 4,50 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!