Ícone do site HypeScience

Esse roteador do Facebook funciona a 10 km de distância da fonte de internet

Com a intenção de levar internet a mais pessoas no mundo todo, e assim ter mais clientes, o Facebook criou a divisão Internet.org. A grande novidade anunciada por Mark Zuckerberg na última quarta-feira (6) é a OpenCellular, uma plataforma de acesso à internet open source.

“Mais de 4 bilhões de pessoas ainda não têm acesso básico à internet, e um dos maiores desafios é descobrir como atingir áreas remotas sem infraestrutura”, escreveu ele em sua página.

A OpenCellular é do tamanho de uma caixa de sapato e foi projetada para aguentar vento, sol e chuva. Ela deve ser fixada em um ponto alto, como em um poste ou na parede externa de um edifício, tem diâmetro de alcance de 10 km e consegue oferecer acesso à rede a até 1,5 mil pessoas simultaneamente.


A parte de baixo da caixa tem conectores para antenas, entradas para cabos de dados e conexão para baterias externas ou sistema de alimentação via energia solar.

Essa tecnologia é ideal para zonas rurais, que não costumam atrair a atenção de empresas de telecomunicação por não ter um número de clientes em potencial alto o suficiente.

Open source


Para atrair mais usuários, o software do projeto terá código aberto. “Este é um sistema aberto a todos – de operadores da Telecom a pesquisadores e empresários – para criar e operar redes de internet wireless em locais remotos”, diz Zuckerberg.

A novidade foi recebida com entusiasmo por seguidores de Mark no Facebook. As primeiras unidades devem ser liberadas ainda neste trimestre. [Mark Zuckerberg, Code Facebook]

Sair da versão mobile