Nada pior do que estar sentindo coceira e não poder se coçar – especialmente no caso em que o ato vai piorar uma alergia, picada de inseto ou erupção cutânea. Na próxima vez que isso acontecer, procure o espelho mais próximo. Cientistas descobriram que quando coçamos nosso reflexo no espelho a sensação incômoda de comichão pode passar.
Pesquisadores da Universidade de Lübeck, na Alemanha, mostraram que o espelho pode manipular nosso cérebro para que a coceira passe – mesmo que cocemos o reflexo no lugar errado. Imagine que você está com uma coceira no braço direito. Você respira fundo, se controla para não coçar o braço de verdade, e raspa o braço esquerdo no espelho. De acordo com o estudo alemão, isso pode ser o suficiente para que nosso cérebro seja enganado.
Coçando o espelho
Na pesquisa, a equipe aplicou histamina no braço de 26 voluntários para induzir a sensação de coceira. A injeção provoca uma mancha avermelhada na pele, e os pesquisadores pintaram um ponto similar no braço oposto, para que os dois membros parecessem iguais.
Em seguida, os pesquisadores colocaram um espelho vertical na frente da pessoa, bloqueando a visão para que ela enxergasse apenas o braço com a mancha falsa.
Coçar o braço sem o efeito da histamina ajudava. Esse alívio, entretanto, foi fraco se comparado ao momento em que os voluntários tiveram o reflexo do braço com a coceira real coçado no espelho – algo em torno de 25% do alívio sentido quando o braço com histamina foi coçado.
Embora o efeito seja relativamente fraco, o estudo mostra que os sinais visuais enviados ao cérebro podem substituir as próprias mensagens enviadas pelo corpo. [NewScientist]