Por que sentimos coceira?

Por , em 27.05.2013

Várias coisas (alergias, substâncias irritantes, doenças de pele e até mesmo doenças psicológicas) podem causar coceira, mas qual seria, no corpo, o mecanismo por trás disso?

Em artigo publicado recentemente na revista Science, uma dupla de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial dos Estados Unidos explicou que, para que o corpo sinta coceira, é necessário um neurotransmissor chamado Nppb, que ativa o processo logo após certos tipos de estímulo (como os citados no primeiro parágrafo).

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram manipulação genética para desenvolver ratos que não produzem Nppb. “Quando expusemos esses animais a diversas substâncias que induzem coceira, foi incrível de observar”, conta Santosh Mishra, um dos autores. “Nada aconteceu. Os ratos não se coçavam”.

Em seguida, eles injetaram o neurotransmissor no organismo dos animais – e isso, por si só, lhes causou coceira. Além disso, removeram suas células da espinha dorsal que atuam como receptores do Nppb e, embora os ratos respondessem normalmente a estímulos de toque, temperatura e dor, sua resposta a coceira induzida por histamina foi “dramaticamente reduzida”.

O Nppb, concluem os autores, “é ao mesmo tempo necessário e suficiente para a transmissão de sinais periféricos que induzem respostas padrões a coceira”. Contudo, como esse neurotransmissor está envolvido em outros processos (no coração e nos rins, por exemplo), tratamentos que visam diminuir sua produção para reduzir coceira poderiam ter efeitos colaterais perigosos.

“Agora, o desafio é encontrar biocircuitos similares em pessoas, avaliar o que há neles, e identificar moléculas únicas que podem ser atingidas para reduzir coceira crônica sem causar efeitos colaterais”, destaca o pesquisador Mark Hoon.[io9, Science]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Suely de Oliveira:

    Tenho uma inflamação extremamente rapida em qualquer machucado e depois de cinco dias advem uma cicatrização demorada.Em seguida,uma forte coceira, no local do machucado, arranhao, picadas de insetos, etc.etc. Nao ha nada que melhore.
    Quero saber o porque do potencial de inflamação de qualquer corte ou machucado na minha pele. Como vou ficar se precisar de uma cirurgia,ou procedimentos externos. Existe alguma publicação sobre isto?

  • Alexandre Schneider:

    Essa noticia me deu coceira..

    • Nilo Ambrosio da Veiga Ambrosio:

      Sobre coceira tem algo mais que encomoda o ser animal:É o ácaro que passeia por baixo da pele velha do corpo,pois ele tem seu corpinho com minúscolos espinhos que se faz coçar.Pois isso é alimento dele

Deixe seu comentário!