Ícone do site HypeScience

Esta nova câmera da NASA vai deixar os testes de foguete ainda mais espetaculares

Testes estáticos de foguetes são um show por si só, mas estas imagens vão ficar ainda mais incríveis com a nova câmera HDR desenvolvida pela NASA para mostrar melhor o que acontece nas chamas expelidas pelos combustores.

Chamada de High Dynamic Range Stereo X ou HiDyRS-X, ela capta detalhes pequenos nas chamas, mostrando o que antes ficava escondido em meio a tanto brilho.

NASA descobre um buraco gigante crescendo na superfície do sol

As imagens são formadas ao combinar múltiplas exposições, o que normalmente era feito usando várias câmeras ou filmando o mesmo evento em momentos diferentes. No entanto, a jovem equipe de engenheiros do programa Early Career Initiative da NASA preferiu usar apenas uma câmera, sem sequência de imagens.

Feita sob medida, ela consegue compensar o brilho intenso das imagens e ao mesmo tempo ter um tamanho compacto, o que permite que ela seja instalada com facilidade no suporte do foguete

É oficial: a NASA acaba de anunciar 1.284 novos exoplanetas

Depois de testes iniciais da câmera em motores pequenos, os engenheiros passaram para o gigantesco Sistema de Lançamento Espacial, que fica em Utah. Este é o foguete mais potente do mundo, e o teste registrado foi o último agendado antes do lançamento.

O resultado final (abaixo) é belíssimo. A câmera captou detalhes que nunca foram vistos antes em um teste tão grande. “Pude ver claramente a coluna de fumaça e calor e seus padrões de movimentação, o que era esperado, mas que geralmente não é visível tanto em slow motion quanto em velocidades normais”, explica Howeard Conyers, parte da equipe da NASA.

Agora a NASA deve construir um segundo protótipo ainda mais avançado da nova câmera. [Engadget]

Sair da versão mobile