Mapa genial explica como tudo na física está conectado

Por , em 9.08.2018

A física é um campo enorme e complexo, mas, felizmente, uma boa alma organizou todas essas áreas fascinantes em um mapa genial que mostra como tudo, desde buracos negros até teletransporte quântico, está conectado.

Mesmo para quem tem um bom conhecimento da disciplina, não é tão fácil descobrir como todos esses conceitos se encaixam. Afinal de contas, até Stephen Hawking teve dificuldades para criar uma “teoria de tudo”.

Com a ajudinha do YouTuber Dominic Walliman, no entanto, fica um pouco mais simples visualizar como os vários ramos se juntam, desde os primórdios da física clássica e Isaac Newton até a relatividade de Einstein e a física quântica:

Você pode baixar uma versão de maior resolução aqui.

Vídeo

Se o mapa ainda faz você se sentir atordoado, Walliman também criou uma animação que nos leva passo a passo através destas conexões, resumindo a história da física em oito minutos.

Seguimos a queda da maçã na cabeça de Newton até as tentativas atuais de espiarmos dentro dos buracos negros e encontrar uma teoria para unificar a gravidade com a mecânica quântica.

O vídeo mostra que há um “abismo de ignorância” que os físicos precisam preencher antes de podermos realmente entender como o universo funciona, o que inclui mistérios como a matéria e a energia escuras.

Em resumo, quanto mais aprendemos, mais percebemos o quanto ainda temos que aprender.

Ative a legenda em português e aproveite:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (45 votos, média: 4,93 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!