Estes manequins realistas espalhados pelo mundo vão captar sua atenção e mexer com sua cabeça

Por , em 29.06.2019

O artista Mark Jenkins cria manequins extremamente realistas que são posicionados em ruas normais e – como seria de se esperar – captam a atenção, assustam e confundem os passantes.

“Eu gosto de levar as pessoas a questionar o ambiente, o que é real e o que não é. Hoje em dia, as pessoas são tão enterradas em seus celulares e eu só queria que elas olhassem para cima”, contou ao portal The Bored Panda.

E, de fato, não tem como não olhar para essas figuras perturbadoras e questionar o que nossos olhos pensam que estão vendo.

A primeira obra de Jenkins foi exibida em um depósito de lixo no Rio de Janeiro em 2003. O objetivo era captar a atenção das pessoas para a situação das crianças de rua.

Desde então, o artista já expôs suas obras por todo o mundo. Embora sua arte seja inerentemente urbana, ela já foi exibida em galeias renomadas, como a de Lazarides em Londres, na Inglaterra, e no Kunsthalle Wien, salão de exposições de arte contemporânea em Viena, na Áustria. Além disso, o artista já foi financiado por governos de cidades do mundo inteiro.

Reações e poesia

Jenkins explica que, “no começo, eu estava coletando dados sociais sobre as reações das pessoas. Seis anos depois, essas imagens são mais sobre poesia, capturar um momento mágico”.

Suas esculturas são hipnotizantes e nos fazem refletir, mas também encantam por sua perfeição e seu casamento inevitável com os arredores.

Se você quiser mais sobre o trabalho do artista, recentemente Jenkins lançou o livro “The Urban Theater” (em tradução literal, “Teatro Urbano”), que documenta algumas de suas instalações urbanas artísticas, bem como respostas espontâneas e interações dos espectadores com as intervenções.

Você também pode visitar seu website e página no Instagram.

Texto baseado em artigo publicado originalmente no The Bored Panda.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (34 votos, média: 4,85 de 5)

Deixe seu comentário!