Por que algumas pessoas são tão radicais em relação à vida romântica de outras pessoas que nem sequer conhece? Você deve conhecer aquele indivíduo que se posiciona fortemente contra o casamento gay, por exemplo. Um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles, publicado na revista Psychological Science buscou explicar este comportamento.
A conclusão é que muitas pessoas acreditam que homens e mulheres homossexuais são mais promíscuos que os heterossexuais, e que poderiam ser uma ameaça ao casamento delas e ao seu estilo de vida.
“Muitas pessoas que são contrárias ao casamento entre pessoas do mesmo sexo não se sentem confortáveis com sexo casual e se sentem ameaçadas pela promiscuidade sexual”, explica o David Pinsof, autor principal da pesquisa.
As pessoas que normalmente se posicionam contrárias aos relacionamentos homossexuais têm aquele perfil de quem se casou jovem, tem vários filhos e acredita nos papéis tradicionais de que o homem é o provedor da família e de que a mulher é a responsável pela casa.
O experimento
A pesquisa envolveu 523 homens e 562 mulheres, sendo que 27% deles se posicionaram contra o casamento homossexual. Um dos testes revelava a que nível os participantes associavam casais gays com palavras ou frases como “promíscuos” ou “relacionamento de uma noite”. Outros testes também foram aplicados, e juntos apontaram que muitas pessoas acreditam que gays são promíscuos.
O desafio do estudo foi ver se a análise estatística feita com base nesses testes poderia prever o posicionamento dos participantes em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. [PhysOrg]