Exercitar-se durante a gravidez evita o aumento desnecessário de peso

Por , em 29.12.2010

Segundo uma revisão de 12 estudos, ser fisicamente ativa durante a gravidez ajuda as mulheres a ganhar menos peso. Os pesquisadores alemães descobriram que as mulheres que se exercitaram ganharam uma média de 0,59 quilos a menos.

Ainda há outras razões para se exercitar durante a gravidez. O exercício pode ter efeitos positivos sobre o humor e a sensibilidade à insulina em pessoas em geral, ajuda a manter o condicionamento pré-gravidez, e parece não ter efeitos negativos sobre as mulheres durante a gravidez.

Apesar da perda de peso não ser grande, mulheres que ganham muito peso durante a gravidez correm o risco de uma série de problemas, incluindo diabetes, pressão alta e complicações no parto. Um estudo recente também descobriu que mulheres que ganham mais peso durante a gravidez dão à luz a bebês mais pesados, que por sua vez são mais propensos a se tornarem adultos obesos, e a terem câncer, alergias e asma.

Coletivamente, os estudos compararam mais de 1.000 mulheres. Os programas encorajavam as mulheres a se exercitar, aproximadamente, por até uma hora três vezes por semana, com exercícios aeróbicos, corrida, ciclismo ou fortalecimento muscular, a partir do primeiro ou segundo trimestre da gravidez.

Segundo os pesquisadores, os estudos não mostram uniformemente que o exercício está associado com menor ganho de peso durante a gravidez, mas, no geral, a tendência dos dados corre nessa direção.

Algumas mulheres perderam mais do que a média de 0,59 quilos, especificamente as mulheres que já estavam com sobrepeso ou eram obesas antes da gravidez. Outra análise que incluiu atividade física combinada com aconselhamento dietético descobriu que as mulheres que seguiram este programa ganharam quase 1,36 quilos a menos durante a gravidez.

Não é surpreendente que o exercício sozinho tenha apenas um pequeno impacto sobre o ganho de peso durante a gravidez. Os pesquisadores explicam que o que realmente importa não é apenas o quanto as mulheres se exercitam, mas também o quanto comem.

Em geral, o exercício é seguro na gravidez. Ainda assim, os pesquisadores alertam que esportes de contato extremo e outros exercícios intensos, como maratonas, não são uma boa ideia. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • jeovania:

    eu fasso muculacao sempre

  • florzinha:

    ai obrigada,eu sempre fiz musculação e agora estou tentando engravidar,fiquei alíviada com esta noticia,assim vou continuar malhando pq?adoooooro academia;

  • Sheik:

    Minha esposa treinou musculação pesado até uns quatros meses de gravidez e depois da gravidez ela voltou treinar e recuperou o corpo em três meses. É claro ela sempre treinou, não adianta ser sedentária e começar a treinar na gravidez pq vai ser um choque. Tem que começar devagar.

Deixe seu comentário!