Extinção dos dinossauros ainda é um mistério

Por , em 22.09.2011

A fonte do asteroide que matou os dinossauros há 65 milhões de anos atrás continua sendo um mistério.

Alguns pesquisadores acreditavam que o asteroide mortal foi um pedaço de uma grande rocha espacial chamada Baptistina. A rocha partiu depois de uma enorme colisão no espaço cerca de 160 milhões de anos atrás, de acordo com a teoria, gerando pedaços de rocha do tamanho de montanhas. Um desses teria se chocado contra a Terra, matando os dinossauros e muitas outras espécies.

Os cientistas estão confiantes de que um asteroide de 10 quilômetros de largura foi de fato o que eliminou os dinossauros. Mas novas observações a partir do Explorador para Pesquisa com Infravermelho em Campo Amplo (WISE) da NASA sugerem que a rocha espacial não veio de Baptistina. A época da colisão é que está incorreta. E o caso permanece sem resposta.

Baptistina apareceu pela primeira vez como suspeita na mente de alguns astrônomos depois de um estudo de 2007. Nesse trabalho, os pesquisadores usaram dados de luz visível a partir de telescópios terrestres para estimar o tamanho e a refletividade da “família” Baptistina – os pedaços desmembrados da rocha.

Com essas estimativas em mãos, os pesquisaores determinaram que a grande rocha espacial se partiu há cerca de 160 milhões de anos. Teria dado tempo de sobra para a família Baptistina dispersar para diferentes e potencialmente perigosas órbitas no momento do impacto que extinguiu os dinossauros.

Desde o estudo, no entanto, vários pesquisadores reuniram mais informações que lançam dúvidas sobre a suspeita dos asteroides Baptistina. E o novo estudo pode descartar a família completa, disseram os pesquisadores.

O Explorador WISE pesquisou todo o céu duas vezes através da luz infravermelha, de janeiro de 2010 a fevereiro de 2011. O telescópio catalogou mais de 157 mil asteroides no cinturão principal entre Marte e Júpiter e descobriu mais de 33 mil rochas espaciais.

WISE também mediu o tamanho e a refletividade de 1.056 membros da família Baptistina. E essas medidas foram mais precisas do que as anteriores, levantando dados mais exatos da idade da família asteroide.

As novas observações mostram que Baptistina se partiu apenas 80 milhões de anos atrás e não há 160 milhões de anos, como alguns cientistas pensavam.

Ou seja, os restos da colisão não tiveram muito tempo para atingir um ponto de ressonância que os lançassem à Terra há 65 milhões de anos. Normalmente o processo dura muitas dezenas de milhões de anos.

Pontos de ressonância são áreas no cinturão de asteroides que, quando se aproximam da gravidade de Júpiter e Saturno, podem arremessar asteroides para fora do cinto e em rota de colisão com a Terra.

Embora WISE tenha finalizado sua operação em fevereiro de 2011, os pesquisadores continuarão a usar as observações para mapear rochas do sistema solar no espaço. Eles querem obter um melhor controle sobre a origem dos asteroides.

Os estudos estão criando uma espécie de árvore genealógica de asteroides. Mas o mistério continua sem uma solução… [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

57 comentários

  • Roberto Recio:

    Ai ,gostaria de saber, se ha possibilidade,de o planeta terra, ter sido sugado por um buraco negro, dando fim aos dinossauros,

    • Marcelo Ribeiro:

      Neste caso o planeta inteiro não existiria mais. Portanto, não.

  • Elaine Cristina de souza:

    eu acho que Deus q permitiu q acontecesse a extinção dos dinossauros na terra, pra que nós pudessemos viver em paz, sem essas gigantes criaturas pra encomodar !Eu sei que foi ele q mesmo criou, mais ele q cria e ele mesmo que tem o poder de tirar, afinal não caí uma folha de uma árvore se ele não permitir! Na minha opinião Deus é o mistério que está por tráz de tudo isso.Pra até os ciêntistas não saberem ! Só tem que ser. Afinal cada um tem sua opinião né?

    • Maria De Lourdes Cardoso:

      Elaine, se os cientistas estão quebrando a cabeça para saber o que causou a morte dos dinossauros, se foi um asteróide, se foi uma sequência de vulcões, também causada por asteróides, tu que mal sabes escrever o teu próprio nome vem opinar sobre a questão. Quando afirmas: “Só tem que ser”, precisas explicar a tua teoria. A data que Deus criou e onde? Criou primeiro os herbívoros e carnívos? Eram carnívoros e mamíferos? Por que os mamíferos sobreviveram? Eles também eram grandes como os elefantes, girafas. Tu não achas
      uma explicação simplória jogar a responsabilidade nas costas de um Deus, ou de vários. Deus gostava neste caso de alguns animais e os outros ele odiava. Fica parecendo um Deus raivoso, semelhante a um Diabo. Cruz e Credo, valha me Deus, livrai-me deste mal. Amém…

  • thew lima:

    vc são loucos os dinos ñ foram extintos ñ eles evoluiram para repteis menores.os unicos q evoluem para animais maiores são os digimons

  • DIEGO:

    TUDO ISSO E UM MISTERIO QUAL e a teoria certa os dino foram extinto ou meteorito atingiu a terra e acabou com todos os dinos para nos saber precisamos esperar vamos ver o que da ahh ja ta chegando o final do ano nao se preocupe em 2012 nao vai acontecer nada so deus sabe tchau ate o proximos comentarios

  • GM:

    “E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. (Lucas 10.18)”

  • magoado:

    Que??? os dinos foram extintos…..ai é que vocês se
    enganam ,estavam todos num baile que eu fui
    tinha uma t rex fêmea de um milhão de anos que me comeu a noite toda ,sai aos pedaços mais fiquei vivo …..

  • Germana:

    Acredito em duas teorias totalmente opostas, pois acho que ambas tem cabimento: O extermínio em massa, pois sabemos que o planeta primitivo era bem mais feroz que o caos moderno e a evolução, onde dinissauros simplesmente evoluíram e que são algumas aves de hoje. Talvez as duas teorias estejam erradas, mas é esperar para ver.
    PS: Vamos nos respeitar nesse espaço de posts. Discordar faz muito bem e leva a uma discussão sadia, mas ofensas e afins não tem lugar em blog científico. Já pensou se cientístas se e s c u l h a m b a s s e m caso não concodassem com certa teoria?

  • FIFA:

    AI MEU DEUS VOCES SAO CRIANÇAS N SABEM DE NADA. SE FOSSE ASTEROIDES K MATOU DINOSSAUROS MATAV TODAS ESPECIES E NAO HAVIA VIDA NA TERRA DE CERTEZA OS DINOSSAUROS TRANSFORMOU EM OUTRO ANIMAIS COM TEMPO VAI EVOLUINDO DE OUTRA ESPECIE. SIM ACREDITO EM DEUS E DE JESUS PK SE NOS VIMOS DE SEMENTE ENTAO PK OUTRO PLANETAS N TEM VIDA JA ENCONTROU MTS PLANETAS MILHARES D PLANETAS E N ENCONTRA VIDA. NOS SOMOS FEITO DA OBRA DE DEUS PK DEUS DIXE UMA COISA CERTA NOS NASCEMOS DE PO COMEREMOS O K E FEITO DE PO E MORREREMOS E FIKAMOS EM PO. MT OBRIGADO

  • Neo:

    O impacto em Yucatan ñ foi um meteoro, foi a segunda lua da Terra, a causa da queda ñ sei dizer.

  • julio:

    o que eu posso acrescentar ,e que a biblia nos fala de catrastofe futuras, os maias dizem que um meteoro chocara com a terra e mais, o calendario dos maias so conta ate 2012,agora que existe um planeta x na orbita da terra existe, nais conhecido como ¨nibiru¨,esse talvez foi responsavel pelo diluvio nos dias de noé,e tb possa ser responsável pela extinção dos dinossauros,mas que na noruega eles construiram um cofre capaz de suportar a varias catrastofe é veridico e eles estão guardando semente de todas as especies …pq sera? essa reportagen foi exibida pelo fantastico busca no google….mas que eu acho que o fim de muitos desta geração está proximo digo com toda convicção.

    • Aktul:

      Os dinos sumiram quando a gauchada fez o maior churrasco da história.

    • Felippe:

      Não… É muito lógico que não existe nenhuma planeta X denominado também de Nibiru… Ele nunca foi visto… Gente chega!!! Não tem fim da Terra… Deus disse à noe: Eu fui equivocado ao fazer o diluvio… Nunca mais farei isso… (Arco-íris) apartir de agora o homem é quem vai se destruir sozinho… E assim esta acontecendo… É claro que asteroides podem atingir à terra e acabar com tudo… É claro! Más antes disso o homem ja vai ter se destruido… Poluindo a natureza HAha o homem não dura muito tempo não! AAA! O Sol é um estrela… Ecomo qualquer outra estrela ele cresce diariamente… mm más cresce! Daqui a bilhões de anos ele vai ser tão grande que vai ENGOLIR o nosso planeta.. antes disso ja vamos estar mortos porque o calor que ele vai emegir sobre a terra vai ser mt alto… Mas antes disso o homem ja vai ter se destruir DEUS sabe o que fala… Bem é isso… Essas coisas de 2012, 2000, 2013 não sao reais… apenas relembram que um dia nosso planeta vai ser destruído… Asteroide… crescimento do sol ate ele explodir e criar um buraco negro tanto faz… 2012 apenas refresca nossa memória e lembra que não sabemos o que vem do espaço.. Asteroides o que seja! Temos que nos preparar e dar valor a natureza.. Mas nem adianta eu falar isso porque… Do jeito que as coisas andam…

  • Lee:

    Deveriamos compartilhar e expor conhecimentos e nao ficar competindo quem é que sabe mais…….
    Observação: Cuidado esses que brincam com o nome de Jeseus..
    tomem cuidado ao zombar de coisas que nao acreditam…porem existam…

    • Elaine Cristina de souza:

      concordo plenamente com você!!!

  • Lee:

    desculpem….DINOSSAUROS.

  • Lee:

    Já pararam para pensar nesse mistério todo???nao é mistério..nunca foi…as pessoas é que estão cegas e nao enchergam o óbvio. Os ciêntista querem saber a orígem da destruição dos dinossalros…isso é obvio!! Deus fez a natureza e tudo que a no universo….o papel dos ciêntistas está em nos informar como isso foi feito..de que forma foi feito..qd foi feito…simples assim!!

  • 7dj:

    Dinossauros viviam no minimo 300 anos ! Uma criação que não deu certo…criaturas que queriam ser mais que o criador mas inocentes. Então, ‘eliminados’ de tal forma, que só Deus sabe. Humanos q vivem +ou-100 anos ja estão sendo ‘eliminados’ à muitos anos por tambem não cumprirem as leis.

  • Roberto Cavalcanti:

    Não acredito nessa mentirosa história da extinção dos dinossauros – se é que existiram. Eu não acredito. Os cientistas afirmam na reportagem que “estão confiantes”. Onde já se viu isso? É ciência ou fé?

    • Nik:

      “[…] – se é que existiram.”

      Sabe os ossos de dinossauros…? Então.

      (Onde já se viu isso? É ceticismo ou ignorância?)

    • Neo:

      Os fósseis expostos são artificiais, isso eh fato, os ‘verdadeiros’ são frágeis demais p serem mantidos ao ar livre, ficam trancados em cofres. De fato, nunca foi encontrado um esqueleto completo no msm sítio, e mts supostos fósseis foram forjados, até msm c ossos de galinha kk, pior ki eh sério. Pesquise sobre isso e verá ki eh possível ki os dinos sejam tão reais qto os dragões e monstros marinhos

  • EltonPaes:

    kkkkkk
    coitado gente, isso é bullying digital !

    UAHSUahsuaHUS

  • Glauco do Beck:

    O que esperar dum cara com visual riponga, que fuma baseado todo dia – o próprio confessou – que acredita em gnomos, esoterismo… Daí sai estas pérolas…cometas do tamanho da Terra passeando por aqui…é…Niburu tá chegando…

    • Hannah:

      Você deveria postar em outras matérias com esse nick hahaha.
      Não sei porque ainda somos obrigados a ver os comentários do Glauco por aqui.

    • Nik:

      Acho que ele deveria ter um blog só para seus comentários sobre as suas própias matérias. Já ta famoso e tudo. e-e”

    • Glauco:

      Quanta maldade!

      O pessoal não consegue debater os assuntos científicos e ficam preocupados com bobeiras =P

      E gnomos existem sim. Se vcs nunca viram um é problema de vcs…

    • Stohathor:

      me explica o que é gnomo

  • Mateus:

    Um fato: Até inventarem a máquina do tempo que volte 65 milhões de anos atrás, os cientistas continuarão pesquisando e nunca teremos uma resposta certa!

  • Glauco Noiado:

    O que esperar dum cara com visual riponga Jesus Superstar, que fuma baseado todo dia – o próprio confessou – que acredita em gnomos, esoterismo… Daí sai estas pérolas… cometas do tamanho da Terra passeando por aqui… é … Niburu tá chegando…

  • Barracuda:

    Gostei das colocações do Glauco, mas ainda acho que um bom meteoro(ou cometa) seria suficiente para detonar com o clima(principalmente por causa dos fragmentos pequenos dele que voltariam a cair na terra, depois do impacto principal joga-los na atmosfera, gerando incendios por todo o planeta) e por tabela matar os animais grandes.

  • Vincent:

    O carinha da foto rosa realmente deve ter usado todas as folhas dos livros que ele citou como papel de fumo. É muita maconha pra pouca pessoa! Antes que fale, me dei o trabalho de pesquisar toda essa baboseira. aff

  • PPP:

    Não sabemos se foi um asteróide
    1º Jamais encontraram fósseis relacionados a essa catástrofe.
    2º Um impacto dessa magnitude teria levantado uma camada grossa de poeira e impedido a luz do sol de chegar aqui durante décadas, animais de sangue frio como peixes e répteis não existiriam hoje em dia, muito menos insetos.
    3º Os fósseis encontrados alegam que os dinossauros já estavam extintos antes do impacto.

    São só 3 motivos pelos quais a teoria do meteoro está desacreditada atualmente, mas existem muitos outros

    • Barracuda:

      O limite K-T explica a primeira e a terceira questão.Animais de sangue frio podem passar muito tempo sem comida.Pelo que vi em um documentário, a grande questão foram as primeiras semanas depois do impacto.Não foi o frio e sim o calor o que mais matou.Dinossauros eram grandes e provalmente de sangue quente.Eram animais dependentes do seu habitat extremamente favoravel.O planeta pegou fogo por causa dos fragmentos oriundos do impacto, que cairam por todo o globo pouco depois de atingirem a atmosfera.Eles não tinham onde se esconder por causa do tamanho, os herbivoros ficaram sem toneladas de plantas(queimadas) da qual precisavam para existir e os carnivoros logo ficariam sem suas presas também.Animais pequenos que precisavam de pouca comida ou aqueles que tinham sangue frio e eram capazes de passar meses sem alimento, foram os sobreviventes.

    • PPP:

      10 anos sem comida? Vai lá, boa sorte c sua simples explicação. Não sei como os especialistas e PHD’s não pensaram nisso antes – vc é hilário parceiro

  • EltonPaes:

    Primeiro Glauco, coloque em comparação a massa e a gravidade da terra e um cometa, qual vc acha que vai sofrer algum tipo de dano?
    Um simples cometa que passa por perto da terra, não muda em nada em nosso planeta, é muito mais fácil meu carro atingir as marés do que um cometa que, quando passa, passa a milhões de km de distância…

    • Glauco:

      Eu estou falando de cometas de tamanhos planetários, não esses pequenos cometinhas que tem passado pela Terra nos últimos 1000 anos.

  • Glauco:

    Esse site liga o filtro de textos assim que eu começo a postar…

    • Nik:

      Se eu estiver certo um comentário só vai para a moderação quando é muito grande ou então é reply de um comentário muito grande.

      Então não se preocupe, ninguém está “conspirando” contra você. 😀

  • golias:

    Esse glauco pelos comentário que tem feito só pode tá fumando demais!
    Maconha no almoço, maconha no jantar, maconha tá virando produto alimentar!

    • Glauco:

      Negativo, só fumo à noite antes de dormir.

    • golias:

      hahaha duvidei,
      com esse visual de jesus do sec 21,
      tua primeira mamadeira deve ter sido um baseado.
      kkkkk

    • Hannah:

      Visual de Jesus do sec XXI! Kkkkk *morri*

    • Glauco:

      Isso pq vcs ainda não me viram pessoalmente =P

  • burro:

    -TEORIAS,TEORIAS!DE VEZ EM QUANDO ELAS MUDAM,NADA É CERTO EM TEORIAS…

  • EltonPaes:

    Como o Glauco é um viajão de carteirinha, vou considerar como mais uma especulação !

    uHASUHAUhsuAH

  • José Calasans.:

    Não acredito nem um pouco nessa história de extinção total dos dinos por um impacto de algum meteóro.Por traz dessa história tem muita coisa estranha e sem lógica.

    • Glauco:

      Você está correto. A cratera que eles alegam ser o ponto onde o asteróide caiu foi examinado em 2009 por uma equipe de geólogos liderados por uma mulher que não me lembro o nome – mas posso encontrar se quiserem -, quando eles descobriram, pela análise estatigráfica, que mesmo tendo sido causada por um asteróide gigantesco nas proporções esperadas, não foi capaz de eliminar nem as espécies locais.

      É claro que, quando esses eventos ocorreram, a queda de asteróides foi muito maior do que a apontada, e à partir de relatos históricos do passado, eles foram trazidos por um comboio de grandes cometas, provavelmente de tamanhos planetários e muito maiores do que a própria Terra. O que matou os dinossauros não foram os asteróides, foram os efeitos da passagem próxima desses cometas pela Terra.

    • zico:

      Essa teoria dos cometas parece um tanto esquisita. Há outra teoria que terá sido provada e ocorreu também perto dessa época de há 65 milhões de anos atrás, constatou-se que vulcões na Ásia, na zona da indochina poderão ter entrado em grande erupção e ter lançado uma grande quantia de gases e coberto todo o planeta. Parece que há a existência de camadas em solos de resíduos vulcânicos apontados para 65 milhões de anos atrás.

    • Glauco:

      Pois então: asteróides colidiram com a Terra nessa época, a pesquisa desses geólogos confirmaram isso. Mas confirmaram que eles não foram a causa. Se a causa, ao invés, foram cometas, então a erupção repentina de vários vulcões pela face da Terra também é um evento comum na passagem de grandes cometas (grandes de verdade): as ondas de marés que eles causam ao passar próximo dos planetas, e as descargas elétricas provenientes dessas aproximações, desperta e cria novos vulcões e novas formações montanhosas. Destrói umas e constrói outras.

    • Andy:

      Fontes? Evidências?

    • Glauco:

      A melhor evidência é a extinção repentina da maior parte das formas da vida da Terra.

      Como um asteróide não pode ter causado tanta destruição, precisamos de um evento maior ainda. Grandes cometas passando trazem esses eventos.

      E, como não possuíamos testemunhas oculares nessa época, o melhor que temos a fazer é comparar com eventos recentes na história Humana, e você pode encontrá-los nos livros Mundos em Colisão, Terra em Ebulição e Ages in Chaos do Immanuel Velikovsky.

    • Cesar:

      Ou seja, evidência nenhuma.

      Sobre o Immanuel Velikovsky, ele tinha uma boa imaginação, mas também não tinha evidência alguma.

      Mas isto não é impedimento para ti, não é Glauco, pelo contrário, o fato de não ter evidência alguma, de não haver suporte na teoria, de sequer haver uma teoria física coerente, é motivo para ser considerado por ti como “verdade inquestionável”.

      E assim caminha a humanidade…

    • Glauco:

      César, vc sabe que nunca leu um único parágrafo dos livros do Immanuel Velikovsky, mas guarda os livros do Carl Sagan com todo carinho na biblioteca pessoal.

      O Sr. Immanuel Velikovsky foi um dos maiores cientistas do século XX, trabalhou com personalidades famosas como Albert Einstein e Sigmund Freud. Inclusive Einstein ajudou na revisão de alguns capítulos do livro Mundos em Colisão. Ele era altíssimo nível.

      Se você quer evidências históricas, então leia o Mundos em Colisão. Ele trouxe os textos sagrados e oficiais dos impérios da antiguidade, que descreviam com todas as letras os eventos extraordinários e catastróficos que ocorriam a 3700 anos atrás.

      Se vc qr evidências geológicas, então leia o livro Terra em Ebulição, onde ele mostra evidências geológicas de que grandes catástrofes ocorreram recentemente, mostra centenas de campos de exploração fóssil onde centenas de milhares de corpos de animais e humanos, árvores, carvão e pedras se amontam em montes que ultrapassam milhares de metros de espessura, encontrados ao redor do mundo inteiro.

      Se você quer evidências geopolíticas desses eventos, então leia o livro Ages in Chaos, onde ele mostra as revoluções que ocorream no cenário geopolítico mundial na época, como alguns encontraram soluções para sobreviver, e como alguns simplesmente desapareceram.

      Dá vergonha desses caras bigodudos que insistem em definir o trabalho de uma pessoa mesmo sem ter lido uma única palavra do que essa pessoa diz…

    • Cesar:

      Por exemplo? O que tem de estranho e sem lógica? Sabe como é que nasceu a hipótese da colisão de um asteroide? Conhece as hipoteses alternativas? O que é que você, nas tuas longas pesquisas, nos teus estudos profundos, descobriu que está errado? Quais as fontes de consulta acadêmicas? Quantas pesquisas de campo você fez?

      Ficar sentado na frente do computador criticando o trabalho alheio é fácil, qualquer um consegue fazer. Agora, fazer isto tendo trabalhado no assunto é outra coisa. Vamos lá, vejo que você é uma pessoa bastante informada e que trabalhou muito neste assunto, não nos deixe sem a luz do teu conhecimento.

    • Glauco:

      Eu tento, mas meus comentários vão muito prá moderação! Daqui a pouco vai ter um novo meu chegando.

    • Glauco:

      E vc, quantas pesquisas de campo fez?

      Sei de onde veio a hipótese da colisão de asteróides. Veio dakela cratera no México e do surpreendente desaparecimento da maior parte das formas de vida da Terra na época. Mas novas pesquisas já indicaram que a queda do asteróide não matou nem as espécies que viviam no local da queda.

      Sei quais são as alternativas. Vulcões, terremotos. Mas nada dessas coisas acontecem em escala global por si só, a Terra não é capaz disso sozinha. Sabemos que ocorreu, e para isso precisamos de um evento grande o bastante para despertar os vulcões de todo o planeta, fazer a terra inteira tremer, cobri-la de enxofre e fuligem e matar a maior parte da vida do planeta. Apenas cometas são capazes de tantas coisas tão grandiosas ao mesmo tempo.

      Eu não descobri o que havia de errado pois não sou cientista. Mas sabia que algo estava estranho nessas histórias, e felizmente pessoas muito mais inteligentes que eu descobriram que coisas eram essas. As minhas fontes, no campo da ciência, são os trabalhos do Prof. James McCanney e do Immanuel Velikovsky, mas já ouvi falar de outros autores contemporâneos do Velikovsky que também descobriram as mesmas coisas.

      A luz do meu conhecimento é muito apagada, recomendo ler os livros que eu indico para receber essa luz.

Deixe seu comentário!