Facebook testa teoria dos “seis graus de separação”

Por , em 25.08.2011

O Yahoo e o Facebook irão testar a famosa teoria dos “seis graus de separação”, que sugere que todas as pessoas do mundo têm relação com qualquer outra com o intermédio de no máximo seis pessoas.

A versão online do experimento, criado pelo psicólogo social Stanley Milgram em 1967, será feita com voluntários “remetentes”, que deverão alcançar um usuário do Facebook alvo entre os 750 milhões de usuários.

Os remetentes deverão enviar uma mensagem com destino a um de seus amigos que irá encaminhar a mensagem a outro amigo e assim por diante, até atingir o alvo. Cada pessoa é incentivada a escolher um amigo que acha que tem maior possibilidade de ter contato com o destinatário final.

No experimento original dos anos 60, Stanley Milgram fez o mesmo com cartas. Ele descobriu que as pessoas nos Estados Unidos estavam conectadas através de uma média de 5,5 pessoas, o que deu origem a teoria popular dos “seis graus de separação”.

Todos os usuários do Facebook podem participar da experiência, inclusive se tornando um destinatário-alvo, se cadastrando através deste site. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

8 comentários

  • Eduardo:

    Nos primórdios do Orkut ele tinha essa funcão. No perfil de cada usuário tinha um caminho de ligação a partir da sua própria lista. Um dia fiquei acessando perfis aleatoriamentes, e o máximo de “distância” que consegui foram 5 pessoas.

  • Guilherme Euripedes:

    To tendo que achar um cara lá da alemanha! Vai ser fácil =D

  • Rafel:

    Noah Liebman, eu tenho que achar esse cara
    uhahuahahuahau

    • Rubens Paulo Parente:

      Eu também, mas o meu deu erro. :/

  • Deep:

    Bacana, gosto muito das teorias e rebus causados pelo polêmico Milgram! Por falar nisso, o Hype já fez matérias sobre ele! Que tal re-editá-las? Fica a sugestão!

  • Mariana Ramoa :):

    Legal!

  • Alex:

    legal, ja to participando

  • João:

    Parece o símbolo da Vivo…

Deixe seu comentário!