Ícone do site HypeScience

Finamente conseguimos provas de que fadas existem?

Uma das perguntas mais antigas do mundo é se fadas existem. Um professor britânico, John Hyatt, chamou a atenção da mídia recentemente, graças a uma série de fotos que fez, retratando criaturas minúsculas que se parecem com fadas.

Seria essa uma prova de que fadas existem?

Não.

Hyatt, da Universidade Metropolitana de Manchester, tirou essas fotos em torno de Lancashire, no Reino Unido. A coleção, intitulada “Rossendale Fairys” (em português, “Fadas de Rossendale”), está em exposição no Museu Whitaker, em Rossendale.

O professor tirou as fotos ao anoitecer. Na hora em que estava fazendo as fotografias, ele disse não ter percebido as criaturas minúsculas. “Quando ampliei as fotografias mais tarde no estúdio, eu vi essas figuras”, disse.

Segundo Hyatt, as imagens não foram alteradas, apenas aumentadas com técnicas normais de realce de tamanho. Ele também disse que as criaturas em suas fotos não se parecem com insetos normais.

A entomologista Erica McLaughlin, do Museu de História Natural britânico, discorda. De acordo com ela, as criaturas que Hyatt fotografou são provavelmente de uma pequena espécie de mosca da subordem Nematocera, que são insetos dípteros, incluindo os mosquitos.

“Estas minúsculas moscas formam enxames de acasalamento, nos quais os machos ‘dançam’ para atrair o sexo oposto”, afirma. Muitos desses insetos têm asas delicadas e pernas longas que oscilam para baixo.

Hyatt parece não se importar com explicações cientificas ou se preocupar com os céticos. “As pessoas podem decidir por si mesmas o que [as criaturas] são. A mensagem é ter uma mente aberta”, afirmou. “Eu acho que é uma daquelas situações em que você precisa acreditar para ver. Muitas pessoas que viram [as fotos] dizem que elas trouxeram um pouco de magia em suas vidas”, conta.

O ex-agente especial do FBI, Ben Hansen, que também é ex-apresentador e investigador de alegações paranormais da série “Fact or Faked: Paranormal Files” do Syfy Channel, diz que Hyatt está plenamente consciente de que suas fotos não mostram se fadas existem.

“A maioria das suas citações redirecionam a conversa para longe dos fatos e para uma discussão sobre crença e magia”, disse Hansen. “O motivo? Ele faz claramente o que você esperaria de um diretor de arte e design… Tenta trazer ‘magia em suas vidas’, valorizando a beleza que cresce em todos os lugares, e que, por sua vez, pode fazer as pessoas acreditarem”, opina.

Hansen também é cético que Hyatt não tinha ideia do que estava fotografando até que viu as imagens em estúdio.

“A folhagem está embaçada em um olhar artístico que mistura o fundo da foto. Ele diz que não viu as fadas até mais tarde, mas além do borrão de movimento, elas parecem bastante em foco”, fala Hansen. “Seria muita coincidência que as ‘fadas’ acontecessem de surgir na frente da câmera a uma distância exata que iria estar em foco”.

Por fim, o título da exibição de Hyatt, “Fadas de Rossendale”, parece ser uma referência direta às Fadas de Cottingley, um pegadinha famosa envolvendo fadas que ocorreu em 1917.

Nesse caso, duas meninas, Elsie Wright, 16 anos, e Frances Griffiths, 10, colaram desenhos de fadas em um papelão e tiraram fotos de si mesmas com as criaturas míticas. Embora soem extremamente falsas, as fotos conseguiram convencer pessoas como o criador de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle, de que fadas existem.

Na verdade, as fadas de papelão criaram dúvidas o suficiente para que alguns crentes ficassem genuinamente chocados quando a já grande Frances admitiu que eram uma farsa, em 1983. [HuffingtonPost]

Sair da versão mobile