Fazenda chinesa transforma excrementos em energia
Uma fazenda chinesa está transformando o esterco de 60 mil vacas em energia. Ela pode gerar 5.6 megawatts por dia, o que alimenta cerca de 3500 casas.
Para isso a fazenda, chamada de Huishan Dairy, usa um conversor de metano que é dez vezes maior do que outros aparelhos do gênero. O conversor captura o metano produzido pelas fezes fermentadas das vacas e transforma-o em energia.
Atualmente, esse tipo de geração de energia alternativa é escassa no resto do mundo. Devido à quantidade de fazendas no Brasil, seria uma forma interessante e mais ecológica de abastecer as casas ou próprias empresas no país com eletricidade. Apenas a fazenda chinesa, por exemplo, consegue reduzir as emissões de carbono em até 180 mil toneladas. [Gizmodo]
9 comentários
Se isso tornar popular ter um bizzero será lucro
Fazendo algumas contas simples:
5600 KW / 60 000 vacas = 0,093 KW por dia/por vaca, ou 93 watts por dia/vaca ou 2,8 kw Mês/ vaca
Bastaria umas 18 vacas para abastecer uma casa com consumo médio de 50KW.
Pelo que entendí, o gás é retirado através de biodigestores e usados em motores de combustão interna para gerar energia.
Não me parece complicado… Alguém disposto a contruir um gerador à metano?
… é que tudo acaba onde começou.
O processo é simples, bastando um vaso tipo reator que possa trabalhar na condição anaeróbica, ou seja, na ausência do ar atmosférico (oxigênio). Metano (biocombustível) e um fertilizante seriam os produtos principais e passíveis de uso.
As bactérias fazem todo o processo, gerando água, metano, um biofertilizante bastante eficiente se aplicado novamente no setor rural / agrícola, além de um percentual muito pequeno de outros gases, a exemplo de hidrogênio, gás sulfídrico, sendo este último um grande problema em virtude de seu odor fétido além de tóxico.
Contudo é possível eliminar o gás sulfídrico (ou ácido sulfídrido) do fluxo de gases, através de processo químico que praticamente se auto recupera.
A empresa que represento: AustenBio Tecnologia Industrial -, possui um projeto completo deste tipo de equipamento e que se encontra em base primária de detalhes no próprio site.
Londrina, 24 Nov 2010
Richard Fontana
[email protected]
Não tem como aprimora isso pra usa as fezes das pessoas? é uma boa já que tem mais pessoas do que vacas lol…
Ufa…, uma tábua de salvação para as pobres vacas
que a bem pouco tempo foram acusadas de principais
produtoras de gases de efeito estufa. Pelo menos
já podem ser chamadas de produtoras de matéria
prima para fontes de energia alternativa.
O importante é saber q as fezes das vacas não servem só como esterco, imagine, transformar fezes em energia? Muito bom.
Eduardo, tem uma coisa, a matéria foi escrita por um outro repórter e publicada em outro site. Fazer a tradução literal seria violação de direitos autorais. O que o Hypescience pode fazer é isto: produzir uma resenha e colocar um link para a matéria original.
Faltou detalhes desse sitema de conversão metano/energia. pessoal da hypescience está fazendo muitas matéias/ pouca qualidade