Fazendas eólicas podem alterar o clima do local onde se encontram
Segundo uma nova pesquisa, aquelas enormes fazendas com turbinas eólicas geram uma turbulência que pode alterar significativamente as temperaturas do ar que fica próximo ao chão.
O impacto ambiental de fazendas eólicas
Como, normalmente, essas turbinas ficam localizadas sobre plantações, essa descoberta mostra que a produtividade agrícola pode ser significativamente alterada por elas. De acordo com a mesma pesquisa, esse impacto pode ser atenuado se o formato do rotor dessas instalações for modificado.
Os cientistas, da Universidade de Illinois, descobriram que dependendo das condições naturais do ar, a temperatura local pode ser aumentada ou diminuída devido às turbulências. As diferenças vão de 0,4 graus Celsius a menos ou 1,5 graus a mais. Apesar de não parecer uma diferença significativa para nós, humanos, as plantas que estão tentando se desenvolver em uma temperatura para a qual não está adaptada sofrem – seja com a diminuição da safra que seria colhida ou com a própria morte da planta.
Uma das soluções é alterar o formato do rotor das turbinas – que seria muito cara. A outra seria mudar as turbinas para outro local, longe de plantações e onde já haja turbulências naturais no solo.
De qualquer forma, como a energia eólica é uma das propostas apontadas para frear a mudança climática no planeta, novos estudos serão necessários para que se encontre uma solução ideal. [BBC]
–
Energia limpa é um tema fascinante! Por isso a gente acha que você também pode gostar desses outros artigos! Boa leitura:
- Gerando energia elétrica nas alturas: sistema de pipas pode substituir turbinas eólicas
- Google investe em linha de transmissão de energia eólica
- Usinas eólicas são instaladas em alto mar no Reino Unido
- Recorde de energia solar: metade da eletricidade da Alemanha vem do sol
- Bateria à base de água promete durar mais e ser totalmente ecológica
2 comentários
Se a alteração climática for explorada de uma forma positiva, será possível plantar culturas diferentes que se adaptem melhor ao clima sensivelmente alterado. Apesar que conhecendo um pouco de agro-negócio, sei que uma alteração de 1,5 graus celcius não faz quase nenhuma diferença para as plantas, que costumam sofrer com variações climáticas bem maiores no período que decorre do plantio à colheita. Os benefícios proporcionados pelas fazendas eólicas superam de longe este pequeno inconveniente.
A Solução ideal: Novos estudos e pesquisas no sentido de descobrir como usar esse efeito em nosso benefício, ou seja, aproveitar o fenômeno.
Pode-se por exemplo, descobrir uma forma de redistribuir os rotores geograficamente mas na mesma área de modo a obter-se efeitos positivos ao invés de negativos.
E também pode-se mudar o tipo de plantação desses locais por uma mais adaptada a nova faixa de temperaturas, pode sair mais barato que a alteração dos rotores, que, como foi dito, é muito cara…