Ícone do site HypeScience

Filhos acabam com a sua vida, dizem estudos

A maior virtude da ciência é que ela usa fatos irrefutáveis, dados e evidências para nos forçar a aceitar as verdades duras que nós, como humanidade imperfeita, queremos ignorar. Como o fato de que os filhos são – cientificamente falando – pequenas trouxas de tormento.

Nós, é claro, adoramos crianças, e achamos que elas são mágicas, fofas e tudo mais, em especial os filhos dos nossos amigos e familiares. Mas a ciência parece ter descoberto que ter filhos vai fazer com que sua vida se afunde, inexoravelmente, em um poço de desespero. Duvida? Vamos conferir alguns estudos abaixo.

Comecemos com os resultados mais positivos. Em uma pesquisa da Universidade Stony Brook (EUA), os cientistas vasculharam os dados de milhões de norte-americanos, controlando as mais diferentes variáveis, a fim de isolar apenas o efeito de ter filhos. Eles descobriram que, em termos de avaliação de vida, pessoas com crianças e sem filhos não são muito diferentes. Mas as pessoas com filhos têm mais alegrias e felicidade, bem como mais emoções mais negativas, como raiva, preocupação e estresse.

É um começo. Alguém poderia caridosamente interpretar estes resultados dizendo que você vai se partir ao meio por ter filhos. Mais felicidade e mais infelicidade. Assim como pessoas que sofrem de bipolaridade. Quem não gostaria disso?

Agora, vamos voltar nossa atenção para um estudo que focou nos pais fora dos Estados Unidos. No resto do mundo, a história é diferente. As pessoas com filhos – pelo menos aqueles que estão fora do rico mundo que fala inglês – tendem a ser menos satisfeitos com suas vidas. África, América Latina, Oriente Médio e Sul da Ásia são consistentes com o achado de que as pessoas com filhos têm uma avaliação de vida pior.

Sem os confortos e mimos de um estilo de vida de primeiro mundo, os filhos são um obstáculo definitivo no caminho da felicidade. Pelo menos você tem o seu cônjuge, certo?

Não. Um estudo da Open University do Reino Unido descobriu que inúmeros fatores tornam os relacionamentos felizes. O levantamento de 5 mil participantes chegou à conclusão de que os casados e ainda não casados sem filhos são mais felizes no seu relacionamento com o seu parceiro do que aqueles que são pais.

Por fim, vale lembrar que o fato de que ter filhos faz de você um maníaco-depressivo estressado não deve de maneira alguma ser interpretado como um sinal de que as pessoas não gostam de seus filhos. Elas definitivamente gostam. [Gawker, New York Post, Japan Times, LA Times, Huffington Post]

Sair da versão mobile