Filmadora secreta de 1,8 gigapixel usa tecnologia que você carrega no bolso

Por , em 29.01.2013

O que você consegue quando junta 368 câmeras de celulares de 5MP (megapixels) em um mosaico, quatro lentes, um software e um hardware supersecreto?

O Autonomous Real-Time Ground Ubiquitous Surveillance Imaging System, ou ARGUS-IS (algo como “Sistema de Imagens de Vigilância Ubíquo de Solo em Tempo Real Autônomo”, e se você não se impressionou com a palavra “ubíquo”, é por que você não a procurou no dicionário ainda).

O ARGUS-IS parece estar a altura do nome: é um sistema de vigilância a bordo de naves não tripuladas (“drones”) com uma câmera de 1,8 gigapixel, capaz de rastrear um trecho de superfície de 64 quilômetros quadrados em alta resolução a uma altitude de 6.000 metros, resolver objetos de 15 centímetros e observar alguém dando um tchauzinho a 5.300 metros de altitude.

Mais que isto, o ARGUS-IS tem inteligência e é capaz de rastrear 65 alvos ao mesmo tempo. As imagens de 1,8 GP fluem do drone para o solo a uma velocidade de 10 fps (frames por segundo).

O ARGUS-IS fornece imagens de vídeo na qualidade VGA (640×480 pixels) para cada alvo individual, ou 65 vídeos “classe Predator”. Com este brinquedinho, se menos de 65 pessoas deixarem um prédio ao mesmo tempo, o sistema pode rastrear todas ao mesmo tempo, até saírem de seu campo de visão.

Cada dia de vigilância do ARGUS-IS fornece 1 milhão de terabytes de vídeo, ou um exabyte. Tudo fica guardado e pode ser revisto a qualquer momento.

O projeto para esse filmadora recebeu um financiamento de US$ 18,5 milhões (cerca de R$ 37 milhões) e foi completado em 30 meses. O vídeo que vemos acima faz parte de um documentário da PBS, chamado “Rise of the Drones“, e mostra parte do que o ARGUS-IS é capaz de fazer.

Será que essas belezinhas já estão em funcionamento? Pouco se sabe. Os militares americanos não dizem onde, nem quantas existem por aí.[Gizmodo, Petapixel, MobileMag, DARPA, en.Wikipedia, AviationWeek]

1 comentário

  • Ricardo Silva:

    Ubíquo, esta palavra motivou a sugestão de consulta de significado no dicionário, e para tal, até forneceram um link dum dicionário de português online…
    Bem, se calhar seria melhor verificarem o que postam para ver se não postam MERDA, esse dicionário online é tão bom que essa palavra nem existe!
    Agora imaginem o meu embaraço quando depois de partilhar o vosso artigo, um amigo me perguntou o que queria dizer essa palavra, e eu do alto da minha sapiência, depois de lhe dizer que queria dizer “omnipresente” acrescentei que no artigo vinha um link que ele podia ter usado em vez de fazer figura de otário a perguntar, e ele respondeu o que já vos disse…
    Fui verificar e confirmei a informação, esse dicionário é mesmo uma MERDA, por isso decidi procurar por um melhor e partilhar o conhecimento, portanto aqui fica um dicionário de português online melhor para usarem no futuro:
    http://www.lexico.pt/ubiquo/

Deixe seu comentário!