O filme “A Coisa” foi baseado em uma história real

Por , em 3.09.2014

“A Coisa” é um filme com um personagem principal monstruoso. No trailer, a gente vê mais o mistério do que qualquer outra coisa, mas já dá para ter uma noção de que a história é daquelas que dá sustinhos quando a gente menos espera. Olha só:

Aí você vê uma coisa dessas e pensa: cara, quanta criatividade! De onde o roteirista tirou essa ideia? Bem… Nesse caso, eu conto para você: ele se inspirou em uma história “verdadeira”. Em aspas porque, como você pode muito bem imaginar, ninguém foi sugado para um depósito de lixo, como em um filme de terror clássico, mas as mãos de um policial chegaram de fato a ficar pegajosas por conta de uma gosma bem mais real do que a gente gostaria de supor.

A história real que inspirou “A Coisa”

Esse filme do trailer é uma releitura baseada em duas versões anteriores, feitas em 1958 e 1988, e todas elas são inspiradas em um incidente que aconteceu na Filadélfia em 26 de setembro de 1950. Nessa data, dois policiais viram alguma coisa flutuar no céu, como se estivesse caindo de paraquedas. Eles seguiram o rastro, foram até onde o negócio tinha caído e encontraram uma… Coisa.

Vários relatos realçam características diferentes. A coisa parecia ter cerca de 6 metros de diâmetro, ser roxa, cheia de cristais e exalava uma névoa.

Quase que como um reflexo, um dos policiais colocou a mão direto nela e ficou com um “resíduo pegajoso e inodoro” na sua mão. Felizmente, ele não foi engolido – nem seu companheiro policial. Em vez disso, a coisa parecia sentir que não era muito desejada e, então, se dissolveu em nada, supostamente deixando a grama debaixo dela novinha em folha. Todo esse episódio durou 25 minutos, mas ecoou pela história. Os dois policiais foram chamados para prestar depoimento, assim como o FBI foi chamado para investigar de perto a questão, embora os agentes não tenham chegado a tempo de testemunhar qualquer coisa.

O que aconteceu depois?

Quando chegou na imprensa nacional, a história se transformou em uma espécie de piada. Ninguém sabia o que fazer com ela, e ninguém levou o caso a sério. O FBI pediu que a Força Aérea investigasse. A Força Aérea recusou. O que os policiais realmente viram? Ninguém sabe. E virou filme. [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Carlos Relva:

    Você se confundiu um pouquinho, Gabriela. A imagem é do filme “The Blob”, de 1988, e o trailer é do filme “The Thing”, de 2011 (prequel do filme homônimo de 1982 que, por sua vez, é um remake do de 1951). A filme que se inspirou na história real foi “The Blob”, enquanto que “The Thing” é baseado num conto do escritor de ficção científica John W. Campbell.

    • Olho de Rapina:

      Gabriela, concordo com o Carlos Relva e Aleksander, Vc confundiu um pouco as histórias. O filme em questão não é “A Coisa”, “The Blob” na versão em inglês.

  • Aleksander Sajermann:

    Gabriela, da uma corrigida ai porque o filme que esta sendo vinculado a noticia se chama the thing e uma refilmagem do enigma do outro mundo, filme estadunidense de 1982 dos gêneros ficção científica e horror, dirigido por John Carpenter, que por sua vez tem inspiração em A coisa (The Thing) um conto de Lovecraft. O filme correto e este http://www.youtube.com/watch?v=5nKrfe66ejw .

Deixe seu comentário!