Físicos descobrem uma nova subpartícula: Xi-sub-b neutra

Por , em 21.07.2011

Físicos do laboratório Fermilab produziram, através de colisões de alta velocidade, o que eles acreditam ser uma nova partícula, um parente mais pesado do nêutron.

A partícula é chamada Xi-sub-b neutra. Quando formada no acelerador de partículas, durou apenas um mero instante antes de decair em partículas mais leves.

Os cientistas descobriram essas partículas efêmeras fazendo partículas girarem em volta de um anel de 6,3 quilômetros próximo à velocidade da luz. Quando as partículas colidiram, a efusão de energia as desintegrou em outras partículas.

O modelo padrão da teoria da física prevê a existência da Xi-sub-b neutra, mas esta é a primeira vez que os pesquisadores a detectam.

A partícula é um bárion, o que significa que é composta por três partículas fundamentais chamadas quarks.

Prótons e nêutrons, que compõem o núcleo dos átomos, são bárions. Prótons contêm dois quarks “up” e um “down” (existem seis tipos de quarks na natureza: “top”, “bottom”, “charm”, “strange”, “up” e “down”), enquanto os nêutrons têm dois quarks “down” e um “up”.

A partícula recém-descoberta contém um quark “strange”, um quark “up” e um quark “bottom”. O quark “bottom” é chamado de quark “bottom” pesado, e torna a Xi-sub-b neutra cerca de seis vezes mais pesada que um próton ou nêutron.

Medir as propriedades de partículas minúsculas como a Xi-sub-b neutra permite que os físicos compreendam como os quarks interagem para formar a matéria. Segundo os cientistas, os modelos de física ainda preveem que vários bárions têm que ser descobertos.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

8 comentários

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Não Luis. Não vão detectar o boson de higgs. Ele não existe como partícula. Ele é uma energia gravitacional quântica, como os supostos gravitons dos buracos negro das galáxias e a suposta matéria escura do universo.
    Matéria escura=gravidade do universo
    Buraco negro=Gravidade galáctica
    Boson de Higgs=Gravidade quântica
    Três gravidades incompreendidas.

    • Cesar Grossmann:

      Já detectaram o Bóson de Higgs.

  • Márcio M:

    Q nada!!! Tem muitas partículas ainda para eles descobrirem.

  • Carlos Lacerda:

    Estamos chegando perto da teoria do tudo?

    • Matheus H.:

      Como disse Márcio M ainda existem partículas a serem descobertas, e se o LHC acabar mostrando que o Boson de Higgs não existe terão que ser feitas novas teorias em face aos dados, por fim eu acho possível que a teoria de tudo na verdade abra novos caminhos de estudo.

  • vicente:

    aff haja calculo

  • xd:

    Isso e simplesmente facinante. o mundo da fisica e das sciencias e tao abrangente e revelador,pessoas trabalham duro pra consseguir esses resultaados,mas pelo o que parece a maioria dos seres humanos simplesmente nao liga, so continuam levando as suas vidas pateticas e orando esperando perdao apos as suas mortes… eles nao prescisam mover uma celula do ceerebro,tudo ja esta escrito mesmo xD see ya guys please dont mind my grammar errors by

  • Luis:

    Só quero ver se eles detectam o boson de higgs 😀

Deixe seu comentário!