Formiga do deserto constrói armadilha inteligente; veja como ela funciona

As formigas do deserto da Namíbia contam com uma estratégia muito inteligente: elas cavam um buraco em formato de cone na areia escaldante do deserto e se escondem no fundo. Quando uma presa passa distraída, a formiga do deserto salta sobre ela para agarrá-la. Caso a presa seja sortuda o suficiente para escapar de suas garras, ela ainda tem que sair viva no buraco.

É aí que a formiga do deserto apresenta impressionante inteligência: ela remexe as patas para provocar um tipo de avalanche, interferindo na estabilidade dos grãos de areia da pequena ladeira. A vítima escorrega de volta para baixo toda a vez que tenta chegar ao topo.

A estratégia da formiga foi registrada pela equipe da BBC Earth em um vídeo recém-publicado.

A vítima da vez foi uma formiga-leão que habita a região e tem que evitar muitos obstáculos. O primeiro deles é o calor intenso do deserto, que chega a 70 °C na superfície da areia. Para evitar queimar as patas, ela é obrigada a se mover constantemente quando está fora do ninho. [BoingBoing]

Confira o vídeo abaixo (sem opção de legenda em português). Você pode ver a avalanche sendo provocada a partir do minuto 2:42.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (12 votos, média: 4,75 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta