Fóssil misterioso é finalmente classificado após um século

Por , em 23.02.2012

Os cientistas identificaram o Godzilla dos fungos: um fóssil gigante, pré-histórico, que ficou sem classificação por mais de um século.

Uma análise química mostrou que o organismo de seis metros, com o aspecto de uma árvore, era um fungo, extinto a mais de 350 milhões de anos.

Conhecido como Prototaxites, pensava-se que o fungo gigante era uma conífera. Depois pensaram também que se tratava de um líquen, ou vários tipos de algas. Alguns suspeitavam que ele era realmente um fungo.

“Um fungo com seis metros não faz nenhum sentido. Uma alga de seis metros também não, mas aqui está o fóssil”, afirma C. Kevin Boyce, da Universidade de Chicago.

Francis Hueber, do Museu Nacional de História Natural, foi o primeiro a sugerir que o organismo era um fungo, baseado em análises da estrutura interna do fóssil, mas não conseguiu nenhuma prova conclusiva.

Boyce e alguns colegas conseguiram a evidência, comparando os tipos de carbono encontrados no gigante com plantas que viveram aproximadamente na mesma época.

Se o Prototaxites fosse uma planta, suas estruturas de carbono seriam similares às das plantas, claro. Ao invés disso, Boyce encontrou uma diversidade muito maior do que a esperada para uma planta.

Os fungos formam um reino próprio, nem animal, nem vegetal. Uma vez classificados como plantas, hoje são considerados primos mais próximos dos animais, que absorvem, ao invés de comer seus alimentos.

Amostras do fungo gigante foram encontradas em todo o mundo. Elas têm entre 420 e 350 milhões de anos. Nessa época, nenhum animal havia saído dos oceanos com uma coluna vertebral e as maiores árvores possuíam pouco mais de um metro de altura, oferecendo pouca competição para os fungos gigantes.

“É difícil imaginar esses tipos sobrevivendo no mundo moderno”, afirma Boyce. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

8 comentários

  • karine:

    otima pagina

  • claudemir da silva:

    os fosséis sempre nos reserva surpresa no seu quebra-cabeça

  • Orlando Nascimento:

    Pô, esses fungos gigantes me lembram aquele filme do Mario Bros hehehe será que a 350 milhões de anos atras, existiu o Reino dos Cogumelos?! rsrsrs

  • nepavitard:

    Armillaria ostoyae

    It covers 0.43 km2 (106 acres) and is estimated to weigh 6,000 metric tons (6,600 short tons).

  • John jones:

    caramba tem cada coisa legal sendo descoberta nesses dias!

  • Walrus:

    Impressionante, a informação sobre o Armillaria ostoyae.

  • Jonatas:

    O Maior organismo conhecido ainda vive e é um Fungo norte-americano: Armillaria ostoyae, essa aberração milenar ocupa 9 km² e tem uma massa de 600 toneladas.

    • jorge:

      Nossa Jonatas cmo vc sempre ta por dentro dos assuntos gostei muito.

Deixe seu comentário!