Foto espacial: a belíssima Nebulosa Methuselah

Por , em 24.10.2010

A Nebulosa Methuselah (você também pode conhecê-la como “Matusalém”) fica a 4500 anos luz de distância, na constelação do Cisne.

Ela é uma das maiores nebulosas planetárias que conhecemos – ou seja, ela é uma emissão de gás que foi ejetada de uma estrela na fase final de seu período ativo. Você até pode estranhar o nome “planetário” já que a nebulosa não tem, diretamente, nada a ver com planetas. É que os primeiros avistamentos desse tipo de estrutura espacial surgiram no século XVIII e, como os telescópios da época não eram muito sofisticados, elas foram confundidas com planetas a princípio.

A Methuselah tem 15 anos luz de comprimento e, de acordo com sua taxa de expansão, astrônomos estimam que ela tenha a idade de 150 anos. As nebulosas planetárias normalmente só duram de 10 a 20 mil anos (que é um piscar de olhos para estruturas que têm a idade normal de 10 bilhões de anos), já que acontecem porque sua estrela central está virando uma “anã” quente e, eventualmente, ela para de liberar o material que forma a nebulosa.[Nebulosa]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • manan many:

    Acredito que o espaço é uma dimensão curva oou no formato visual de um ovo , as galáxias são macro-células células que percorrem esses oceanos cósmicos, os buracos negros são engolidores de matéria,lembro por exemplo uma piscina cheia, onde no fundo existe um escoamento pequeno circular,onde a água é sugada para outro lugar… no caso do buraco negro a matéria sofre alterações na sua estrutura, deixa de existir na sua forma velha e se torna um outro tipo de energia peculiar a nova dimensão.Dizem alguns que esses buracos negros são usados por extra-terrestres na suas viagens cósmicas.São estradas espacias ,verdadeiros túneis para encurtar o tempo e espaço de suas viagens….oobs.Alguns cientistas não aceitam isso!…Eu acho possível tudo isso…

  • marilda baptista:

    Incrível………………..

  • Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com):

    acho que não douglas, pq é bem provável que ele resfriará até virar uma anã branca e nem nebulosa criar T_T

  • Nivaldo arruda:

    Tão linda e tão distante =/

    4.500 anos luz é coisa demais para pensar em visitar um dia, haha.

  • Douglas:

    Me pergunto se quando nosso sol viram uma estrela anã ele irá formar uma nebulosa tão bonita quanto essa.

Deixe seu comentário!