Foto espacial: a incrível nebulosa Trífide

Por , em 28.07.2010

Conhecida por ser uma das nebulosas mais fotogênicas já avistadas, você pode observar a nebulosa Trífide com um bom par de binóculos – se apontar para a direção da constelação de Sagitário.

Também conhecida como M20, o seu brilho vermelho é resultante de gases energizados que saem de estrelas. Os filamentos de poeira escura que cercam a nebulosa foram formados a partir de estrelas gigantes e já frias e do resto de supernovas. Que estrela confere à nebulosa seu brilho azulado ainda é um mistério.

A luz da M20 que chega a nós hoje foi emitida cerca de 3 mil anos atrás – embora a nossa distância até a nebulosa ainda não seja exatamente conhecida. Sabemos que o comprimento da M20, no entanto, é 50 anos luz. [Nasa]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • The Solar System:

    Linda.

  • maria de lourdes oliveira:

    gostava que , por exemplo, depois desta notícia colocassem também o mapa estelar e identificassem a constelaçao Sagitário e as coordenadas de fácil identificação. Esta constelação é realmente linda!

  • Luan:

    esplendido,extraordinário,ou seja muito bonito. ficaria mais interessante se os editores do site botassem o local que a foto tirada, no ” Google hearth ”,como aquele buraco feito por meteorito no Saara que o cara também acho no ”Google hearth”.tentei acha esse buraco mas não achei nem a pau.

  • Escola de Surf Floripa Surf Club:

    Incrível. 😉

Deixe seu comentário!