Foto: os “três arcos” de Utah

Por , em 29.05.2011

Quantos arcos você consegue contar na imagem acima? Perceba que, além das duas formações rochosas do Parque Nacional dos Arcos, em Utah, Estados Unidos, há mais um elemento na fotografia. Como a imagem acima foi tirada durante uma noite bem limpa e escura, dá para notar um terceiro arco ao fundo, no céu: o da Via Láctea. Porque estamos situados no meio da espiral da Via Láctea, a faixa do disco central aparece em torno de nós.

Os arcos de arenito do parque foram formados a partir da erosão da água. A maior das formações rochosas possui mais de 30 metros de altura e se estende por cerca de 50 metros no leito de sal onde se encontra. As sombras na parte inferior da imagem são monolitos de arenito que sobraram de fendas repletas de iodo evaporado do mar salgado que uma vez houve ali – há 300 milhões anos.

Também à distância, porém mais perto do solo, pode-se ver as luzes da cidade de Moab, Utah, compondo os tons dessa fantástica fotografia. [NASA]

• heitor4:

O céu nessa imagem é photoshopado,né?Nunca vi isso na minha vida.

• Caio:

Esta imagem saiu nesta semana na Imagem astronômica do dia. Clica no meu nome que vocês têm acesso à página traduzida por um grupo de voluntários. Lá tem as informações do fotógrafo e tudo mais.

Sim, eu entrei no site da NASA e vi o texto na íntegra lá. Mas o pessoal aqui do Hype tem que pôr o nome da pessoa que tirou a foto.

Só faltou o nome do fotógrafo para dar os créditos…

• Fernando Henrique:

Impressionante esta imagen em noite de ceu limpo ver uma parte da Via Lactea é incrivél.
    Meus parabéns.

• dREW:

UFG é difícil de entrar…
    física é difícil de terminar,espero que vc conclua parabens,o brasil precisa de mais físicos e cientistas para crescer,pois sao estes que sempre trabalham no limite do conhecimento

• Diego:

Essa imagem é, sem dúvida, uma das mais bonitas que já vi.

Adoro astronomia… Estudo física na UFG, mas meu sonho é Astronomia…