Foto: os ecos de luz da estrela V838 Mon

Por , em 7.12.2011

Por razões desconhecidas, a superfície externa da estrela V838 Mon subitamente se expandiu muito, se tornando a estrela mais brilhante de toda a Via Láctea em janeiro de 2002. E de maneira ainda mais repentina, ela perdeu seu brilho.

Um lampejo estelar como esse nunca havia sido observado antes. É um fato conhecido que as supernovas e novas lançam matéria para o espaço. Mas enquanto o lampejo da V838 Mon parecia ser um processo de expelir material para o espaço, o que estava ocorrendo ali na verdade era o movimento do eco desse lampejo brilhante se movendo para fora.

Em um eco de luz, a luz do lampejo é refletida por anéis sucessivamente mais distantes na poeira do ambiente interestelar que já circundava a estrela.

A V838 Mon, que você confere na foto acima, localiza-se a aproximadamente 20 mil anos-luz de distância, na direção da constelação de Monoceros, o Unicórnio. Nesta imagem do Telescópio Espacial Hubble, de fevereiro de 2004, o eco de luz tem aproximadamente seis anos-luz de diâmetro. [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Blizzard:

    Top .. uma das imagens mais fascinantes q eu ja vi .. nao tem outra !

  • Flor de Lis:

    É surreal. Lindo. Esplêndido. Fascinante!

  • drew:

    A luz desse fato chegou até a Terra em 2002,más isso ja aconteceu muito antes…o espaço é como um grande “espelho´´ do tempo do tempo o qual podemos olhar o passado do universso…intrigante nao?

    • Jonatas:

      Essa imagem é sim de 20 mil anos no passado, quando éramos homens das cavernas. Nós mudamos muito nesses 20 mil anos que a imagem da estrela levou pra chegar até aqui, mas a estrela pode até nem existir mais, não ter mudado em nada, porque estrelas duram muito mais tempo que 20 milênios, ou ter explodido em supernova. Pra saber o que ela é hoje, terá que esperar mais 20 mil anos…

  • Davi:

    Eu acho demais essa estrela!! É uma estrela super-gigante x1000
    maior que o sol,eu vi numa enciclopédia minha 😉

  • Rone:

    Ao Jonatas: Prefiro a Nebulosa da Aguia, ou Pilares da Criação…

  • Jonatas:

    É uma questão de gosto, eu acho essa uma das mais lndas fotos astronômicas já feitas.

    • Marte:

      Dei uma dica aqui outro dia sobre as top 100 do ESO. Tem um especial no portal do Terra, em Astronomia. Vale conferir, dá pra perder o fôlego com algumas imagens.

Deixe seu comentário!