,

Locais abandonados: fotógrafo encontra luxuosos ambientes de cartões postais dos anos 60, e mostra como estão hoje

Por , em 4.09.2017

Pouco tempo atrás, a imagem de um cartão postal antigo, colocada na mesa do fotógrafo Pablo Iglesias Maurer, chamou sua atenção.

Ela mostrava um complexo turístico construído na década de 1960, e Pablo começou a se perguntar como o lugar se parecia agora.

A resposta o levou a fazer uma incrível série fotográfica, chamada “Estados Abandonados”, ou “Imóveis Abandonados” (do original “Abandoned States”).

A aura da fotografia

O primeiro local que Pablo fotografou foi o Penn Hills Resort. Cinco décadas depois, todo o luxo e a beleza do resort deram lugar a mato e decadência.

Desde então, Pablo começou a comprar cartões postais dos anos 60 e a percorrer o país capturando esses edifícios uma vez imponentes, mas hoje abandonados, vagas memórias do que foram um dia.

“Os cartões postais têm sua própria ‘névoa’ – os lugares nunca foram tão agradáveis quanto parecem. Muitas vezes eu tenho dificuldade para fazer as duas imagens se alinharem também. Mas o tempo apaga a diferença”.

Confira alguns dos cliques “antes e depois” feitos por Pablo: [BoredPanda]

Essa era uma piscina coberta de um resort chamado Grossinger’s Catskill Resort Hotel. O piso de azulejo era aquecido, e toda a estrutura possuía ar condicionado. Acima, lindos lustres iluminavam os nadadores. Abaixo da piscina, haviam salas de ginástica, uma academia, um salão e uma série de outras amenidades. A piscina ficou aberta até o final dos anos 90.

Grossinger’s também possuía uma piscina ao ar livre, de tamanho olímpico, construída em 1949 a um custo de US$ 400.000 (cerca de US$ 5 milhões hoje). No fundo, cabanas privadas, um vestiário e os salões que costumavam cercá-la.

As cores alaranjadas dessa sala de jantar de um antigo resort na região montanhosa de Poconos tornaram-se verdes, como o musgo que tomou seu lugar.

O Homowack Lodges agora está abandonado. Em seu auge, no entanto, um de seus destaques era sua pista de boliche. O resort fechou em meados dos anos 2000, quando passou a ser, brevemente, um resort hassidico e depois um acampamento de verão. Foi obrigado a fechar as portas quando o Departamento de Conservação do Meio Ambiente de Nova York o considerou inabitável.

Esta era a área coberta ao lado da quadra de tênis de Grossinger’s. A parte traseira do cartão postal contém um anúncio sobre o pão de centeio do resort, afirmando que as amenidades do local dão apetite em seus hóspedes, que adoram sua comida. Um alimento favorito seria o pão de centeio, agora também disponível nos mercados locais.

Área de recreação de um resort em Poconos. A data no cartão postal é de 1967, e ele veio com a seguinte mensagem: “Querida Jonnie: se você estivesse aqui, eu iria levá-la para um passeio de cavalo – ou então nós poderíamos jogar golfe. Seja boazinha até eu voltar. Dr. Waterman”.

O salão de coquetéis de um resort já extinto no Poconos. “Relaxamento pacífico – recreação saudável”, diz a parte de trás do cartão postal.

A piscina coberta do Grossinger’s abriu em 1958. Elizabeth Taylor participou da abertura, e Florence Chadwick – a primeira mulher a nadar no canal inglês em ambos os sentidos – deu o primeiro mergulho nela. O resort, na região montanhosa de Catskills, representava extravagância, luxo e modernismo na década de 1950.

A legenda na parte de trás do cartão postal deste resort em Poconos promove este teatro como o “showroom mais moderno do mundo”. Com uma capacidade para 1.200 pessoas, permanece esplêndido, mesmo abandonado. Havia uma mensagem postada nele: “Tendo um belo fim de semana aqui. Somente lazer, o único exercício é remar um barco e jogar shuffleboard. É bom ser mais ‘mulherzinha’ e não ‘apressada’! Te vemos em breve”.

Depois que um incêndio destruiu o edifício principal deste resort em Poconos, uma floresta se apossou do lugar no início dos anos 70.

Piscinas no Penn Hills Lodge and Cottages, resort em Poconos.

A “Jenny G Wing” abriu em 1964 e foi uma das últimas estruturas erguidas em Grossinger’s. Foi projetada pelo famoso arquiteto Morris Lapidus.

Escadas conduzem ao teatro abandonado do resort em Poconos. A cortina caiu pela última vez ali no início dos anos 90.

Um funcionário do Homowack Lodges, em Catskills.

A legenda deste cartão postal exalta as atividades disponíveis em Birchwood, o “único resort que oferece três instalações de natação – piscina coberta, piscina exterior e lago com praia”. Seis pacotes disponíveis a preços diferentes incluem diversas opções, como “natação coberta, passeios de avião, filmes, boliche, passeios a cavalo, todos os esportes de inverno e 40 outras atividades gratuitas”. Mais recentemente, o hangar na pista de pouso do resort serviu a um propósito diferente: um assassino de policiais, Eric Frein, fez do lugar sua casa durante uma perseguição de uma semana, sendo finalmente preso a poucos passos do Eagle Lake, o lago de Birchwood.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (16 votos, média: 4,88 de 5)

Deixe seu comentário!