Fotos incríveis: as belas e esfomeadas plantas carnívoras

Não são apenas os animais que se alimentam de plantas: algumas vezes são os bichos que viram a “salada” delas.

Embora haja descrições de plantas se alimentando de humanos, até hoje não encontramos nenhum vegetal que tenha realmente digerido uma pessoa – então aquelas enormes plantas carnívoras prontas para te mastigar são um mito.

Mas não se iluda. Algumas plantas estão longe de serem inofensivas e não se alimentam apenas de insetos, mas de animais maiores.

Uma das mais conhecidas é a chamada “Armadilha de Vênus” (acima), que vive em áreas úmidas e em pântanos, se alimentando de pequenos insetos. Algumas pessoas até as adotam como “plantinhas de estimação” e caçam formigas para alimentá-la. O mais incrível sobre essa planta não é a sua aparência, mas seu mecanismo. Qualquer bichinho que fique preso entre suas “mandíbulas” acaba preso em uma armadilha similar às usadas para prender patas de ursos e outros grandes animais. Depois as folhas se fecham e viram um estômago, borbulhante de enzimas que digerem sua presa.

As plantas “de jarro” usam uma técnica mais simples – elas atraem suas presas usando um perfume irresistível. Quando os bichinhos, encantados com o maravilhoso cheiro, se aproximam, eles caem dentro dela e não conseguem mais sair, sendo digeridos pela belíssima assassina. Esse tipo de planta aparece em todos os tamanhos e as maiores não atraem apenas insetos, como se alimentam de ratos e de pequenos lagartos.

Essa variedade acima de planta de jarro é conhecida como “lírio cobra”, por seu formato peculiar. Ao contrário de suas companheiras, ela não consegue digerir seus lanches sozinha, pois não têm as enzimas necessárias. Bactérias em seu interior fazem o “trabalho sujo” enquanto ela aproveita os nutrientes já processados por elas.

A linda planta orvalho (acima) possui outro mecanismo para fazer com que suas presas fiquem grudadas nela tempo suficiente para serem digeridas. Suas folhas são cobertas de pequenos pêlos que, por sua vez, são cobertos de uma espécie de cola muito poderosa. Quando um inseto inocente fica preso nela a planta se contrai mais ainda, fazendo com que mais pêlos cheios de cola entrem em contato com o bicho, tornando a fuga impossível.

A kudzu (ou kudzilla, como é conhecida entre os americanos) é uma planta nativa do Japão e ela não é carnívora. Mas achamos que ela merecia uma menção honrosa.

Em 1870, aproximadamente, era usada para fabricar chá, papel, gelatina, tinta e mais uma pá de outras coisas. Os EUA, interessados no potencial comercial de tal maravilha, importaram alguns exemplares. Mal sabiam o que estava prestes a acontecer.

Atualmente uma boa parte do sudeste dos EUA está coberto (isso mesmo, coberto – veja as fotos) por kudzu. Essa planta feroz não só cresce sobre as estruturas, como uma trepadeira comum, mas destrói tudo o que estiver em seu caminho, estrangulando tudo em seu caminho. [DarkRoastedBlend]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

43 respostas para “Fotos incríveis: as belas e esfomeadas plantas carnívoras”

• desculpe amigona precisava falar algo!kkkkkk.
      e olha só eu queria só fazer um comentário q ng teve até agora!!!

• na prossima morgana nãoo fala isso do luan santana porque ele é lindo e se vc continuar falando isso esquessa a minha amizade ta

• oh tadinha!que pena!kk.to brincando amiga, eu queria ser sempre tua amiga mas, agora acho q ñ dá mais.to brincando!!!

1. Pedagogicamente falando, acho muito interessante que temas destes possam ser mais divulgados. Eu há muito que sabia da existência de plantas carnívoras, mas poder ter a imagem delas estimulou muito mais minha curiosidade de poder conhecer.
    Espero que outros temas de interesse possam também ser aqui divulgados…

2. POXA….GOSTARIA QUE HOUVESSE ALGUMAS QUE COMESSEM SERES HUMANOS…
    IRIA COLOCAR AQUI NO CORREDOR DO TRABALHO SÓ PARA ALGUMAS INDESEJÁVEIS…KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!
    BRINCADEIRINHA…
    PARABÉNS PELAS INFORMAÇÕES AQUI POSTADAS.