Galáxia NGC 3370 em foto incrível

Por , em 11.08.2013

Semelhante em tamanho e grande projeto para a nossa própria Via Láctea, a galáxia espiral NGC 3370 fica a cerca de 100 milhões de anos-luz de distância, na direção da constelação de Leo.

Gravada em detalhes requintados pela câmera avançada do telescópio espacial Hubble para avaliações, a grande e a bela face em espiral da galáxia rouba o show, mas a imagem nítida também revela uma impressionante variedade de galáxias de fundo, espalhadas pelo universo mais distante.

Olhando para dentro da NGC 3370, os cientistas podem estudar estrelas pulsantes individuais conhecidas como Cefeides, que por sua vez podem ser utilizadas para determinar com precisão a distância destas galáxias.

A NGC 3370 foi escolhida para este estudo, pois, em 1994, a galáxia espiral também era o lar de uma explosão estelar bem estudada – um tipo de supernova. Combinando a distância conhecida a esta supernova padrão, baseada nas medidas da Cefeida, com as observações de supernovas em distâncias ainda maiores, é possível revelar o tamanho e a taxa de expansão do próprio universo.

Você também pode baixar esta imagem em alta resolução. [NASA]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

1 comentário

  • pmahrs:

    Se Deus fez outro ser inteligente fez longe o suficiente para quando poderem se encontrar ao menos um deles esteja bem desenvolvido tecnologicamente e obvio também na consciência, ou ao menos é uma lei universal. Pois ainda matamos por, ideologia, dinheiro, supremacia, religião, origem geográfica, condição sexual, cor de pele e até por time de futebol; imagina então outro ser inteligente e de biologia, cultura e ideologia completamente diferente.

Deixe seu comentário!