Ícone do site HypeScience

Garota de treze anos é a única mulher a ser treinada na arte tradicional cazaque de caçar com águias

Nas montanhas da Mongólia, uma garota de 13 anos tenta salvar uma tradição antes reservada ao domínio masculino: a caça a águias.

As imagens deste artigo são do fotógrafo israelo-russo Asher Svidensky. Visitando o país, ele queria retratar a próxima geração de caçadores que iria manter essa parte da sua cultura viva. “Eu decidi me concentrar; parar de olhar para um retrato de uma imagem secular de um caçador com águia cazaque, e em vez disso representar o futuro dessa antiga tradição mongol”, disse.

Asher passou um dia com cada uma das famílias que fotografou durante uma caminhada de quatro meses através da Mongólia ocidental. A maioria de suas viagens guiadas eram realizadas a cavalo, pois há muito poucas estradas naquela parte do país asiático.

Durante esse tempo, ele conheceu o “mais jovem caçador com águia da Mongólia”, Bahak Birgen, hoje com 14 anos, que começou a treinar aos oito. Normalmente, os jovens não começam a sua educação até que tenham 13 e sejam considerados fortes o suficiente para carregar uma águia adulta em seu braço.

Tendo fotografado Bahak pela última vez, Asher teve tempo e dinheiro suficiente para conhecer mais um caçador, desta vez uma menina. O fotógrafo realmente sentiu que ela, sim, demonstrava o futuro desse passatempo antigo.

Uma das fotos a mostra com uma ave tão grande quanto toda a parte superior de seu corpo, no topo de uma montanha com os picos nevados nítidos à distância.

No passado, esta visão seria impensável, mas agora meninas estão sendo ensinadas a controlar estes pássaros magníficos de rapina para substituir seus irmãos. De acordo com o pai de Ashol, Han Gohadok, seu filho mais velho deveria assumir as funções de caça, mas como ele havia sido convocado para o exército, a garota foi levada a retomá-las.

Apesar da formação de sua filha, Han disse que não pensa em fazê-la assumir esse papel em tempo integral, a menos que ela explicitamente peça por isso. Por enquanto, a garota também possui uma vida escolar normal, e tempo para se comportar como qualquer outra criança de sua idade. [DailyMail]

Sair da versão mobile