Gatos brilhantes podem nos ajudar a combater a AIDS

Por , em 13.09.2011

Gatos geneticamente modificados para brilhar no escuro estão sendo usados para desvendar a AIDS. Os cientistas inseriram um gene nos gatos que os ajuda a resistir à forma felina da doença.

Os pesquisadores também inseriram nos animais um gene que produz uma proteína fluorescente chamada GFP. Esta proteína, produzida naturalmente em águas-vivas, é comumente utilizada nesta área de pesquisa para monitorar a atividade de genes alterados.

“Fizemos isso para marcar células facilmente, só de olhar sob o microscópio ou brilhar uma luz no animal”, explicou o Dr. Eric Poeschla.

O gene antiviral vem de um macaco rhesus, e produz uma proteína chamada fator de restrição, que pode resistir ao vírus da AIDS. A equipe americana e japonesa, em seguida, transferiu este gene, junto com a proteína GFP, em ovos felinos, conhecidos como oócitos.

O método funcionou tão bem que quase todos os descendentes dos ovos modificados tinham os genes de restrição. E as proteínas foram produzidas ao longo corpos dos gatos.

Os pesquisadores descobriram que houve redução de replicação do vírus da AIDS felino, conhecido como vírus da imunodeficiência felina (FIV). Assim como o vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, o FIV trabalha exterminando as células-T.

Em humanos e gatos, proteínas chamadas fatores de restrição que normalmente combatem as infecções virais são indefesas contra o HIV e o FIV, porque os vírus evoluíram potentes antiarmas.

Mas as versões do macaco de alguns desses fatores de restrição são capazes de combater o vírus. Até agora, a equipe apenas testou células colhidas de animais, e descobriu que elas eram resistentes à FIV. Mas eventualmente, eles planejam expor os gatos ao vírus e ver se eles estão protegidos.

“Se pudermos mostrar que somos capazes de conferir proteção a esses animais, isso nos daria um monte de informações sobre como proteger os seres humanos”, afirmou Poeschla.[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

18 comentários

  • Valéria de Oliveira:

    Fantástico!

  • Ricardo Rik:

    gostaria de saber se fizerao os testes com o hiv em gatos ,,e se teve resultados,,,okk,,,,,,,,,,,,quem saberia responder…sobre a cura de gatos fluorescentes e a cura do hiv????………

  • X4R4D4:

    Eu axo que se tiver um casal transando no ecuro em um beco,e olharem um gato brilhando com sertesa eles irão correr e deixar de fazer sexo com o susto(esta deve ser a ideias que eles tem)rsrsrsrsrsrs

  • victor iturrriet:

    esqueci de marcar o receber comentarios por e-mail

  • victor iturrriet:

    a pergunta que não cala na minha mente:
    PORQUE ESSES ***** ** **** NÃO USA SERES HUMANOS? PORQUE OS GATOS PODEM SER UTILIZADOS E OS HUMANOS NÃO?

    • Zeref:

      Por causa da tal da ética. Se eles testassem em humanos eu seria o primeiro a me voluntariar, afinal quem não quer ter o super poder de brilhar no escuro?

  • epaminondas:

    caras os gatos que se fodam,o importante é descobrir uma maneira de se defender desse virus maLDITO,GATOS TEM MILHÕES PELO MUNDO SE É PRA FALAR BESTEIRA SOBRE DEFENDER GATINHOS ENTÃO LEMBRE-SE QUE ESSES ESTÃO SERVINDO PARA ALGUMA COISA BOA AGORA SE QUER DEFENDER GATINHOS BONITINHOS BIRIRI,BORORÓ ENTÃO SE MUDEM PARA O ORIENTE E DEFENDAM ELES LÁ PORQUE LÁ ELES SÃO COMIDA,TÁ BOM?

    • Edison:

      e humanos inúteis existem bilhões… e ai?

    • epaminondas:

      inúteis,sim,mas vivos!vai fazer diferença matar gatos?escolha voce:com todo o respeito:o que voce escolheria:sua mãe,sua irmã ou seu filho vão morrer para ajudar a ciencia ou:seu gato ou cachorro vão morrer para ajudar a ciencia?acho que sabemos a resposta não é mesmo?

    • Edison:

      Gatos também estão vivos. Irá fazer diferença matar alguém que não irá contribuir pra nada no mundo?
      Com todo respeito… HERP DERP HURRRR mãe irmãs.

    • gloria:

      Epaminondas vc é um cretino idiota, q mal os gatos te fizeram, tem mesmo q usar humanos p\ conhecimento dessa terrivel doença, porque sacrificar os gatos se a doença deles ñ contamina os humanos e nem os humanos aos gatos Ja bastam a eles o sofrimento da doença, e ainda serem usados como “coisas” p\ salvar idiotas como vc q ñ tem o mínimo respeito pelos animais, é por causa de inbecis como vc q o mundo está essa merda!

  • EltonPaes:

    “Gatos brilhantes podem nos ajudar a combater a AIDS”

    “Gatos brilhantes”

    Meu primeiro pensamento : WTF ?????

  • juniorbrma:

    muito legal essas noticias do hypescience:na materia só imaginei uma coisa que não gostei muito:Como será que eles vão usar os gatos para tratar essa doença será que vai ter uma extinção em massa dos gatos só para enriquecer as empresas se for que os gatos corram para as colinas!!!kkk brincadeira gosto muito de gatos:-)

    • lilika:

      eu acho que isso dos felinos brilharem é maneiro, de outro ponto critico aos católicos, pois ele é um ser modificado.Tomare que este projeto dê serto e cure zilhões de pessoas no mundo.

    • Exordium…:

      Tbm adoro gatos..tenho um felino e um cachorro,mas sabe o q pode acontecer?! :

      Cientista 1: “Nossa…não descobrimos a cura p sida,mas passamos mt perto,mt msm,isso merece uma comemoração!!!”

      Cientista 2: “Excelente observação meu caro,q tal um churrasco na laje da universidade ?!”

      Cientista 1: “Ótima idéia,está dia lindo hj..traga-me a faca q eu já estou segurando o felino…”

      Cientista 2: “A faca com serra ou sem serra?!”

      Cientista 1: “Faca sem serra,óbvio,não queremos q o bichinho sofra,afinal,ele tbm fez parte disso…”

      Cientista 2: “Claro…e ele ainda vai continuar fazendo..kkk”

      Cientista 1: “Tem razão…rsrs”

      Gato : ” HUMANOS FILHOS DA P#&*A…¬¬ ”

      [felizmente,não acontecerá da forma q postei,mas infelizmente,o destino de todo animal nesse tipo de pesquisa é sempre o msm..e não é viver feliz p sempre]

    • renato_kami:

      pelo menos eles tiveram uma ótima vida, bem alimentados e longe de doenças…esses animais de laboratório são muito bem tratados até a hora de fazerem o seu “serviço” xDD…

    • victor iturrriet:

      super bem tratados, deve ser ótimo viver numa gaiola em que tu não pode dar mais de 50 passos, tomar aquela água que fica no filtro por dias, ficar sozinho quase todo tempo e ainda ficarem te socando injeção o tempo todo

    • Zézão:

      Nao acredito que perdi meu tempo lendo este comentário…

Deixe seu comentário!