Gelo do mar Ártico pode desaparecer até 2015

Por , em 10.11.2011

O gelo que se forma sobre o mar do Ártico está diminuindo tão rapidamente que pode desaparecer completamente em menos de quatro anos. Quem deu este alerta foi o professor Peter Wadhams, da Universidade de Cambridge, que afirma que mesmo reaparecendo a cada inverno, sua ausência durante o pico do verão ameaçaria os ursos polares, acabando com seus locais de caça e os ameaçando de extinção.

A massa de gelo entre o Norte da Rússia, Canadá e Groenlândia diminui com as estações do ano, atingindo atualmente um nível mínimo de cerca de quatro milhões de quilômetros quadrados. A maioria dos modelos, incluindo as últimas estimativas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), mostram o declínio da área coberta por gelo nos últimos anos para prever a taxa na qual ele irá se deteriorar.

Porém, o pesquisador Wieslaw Maslowski disse no ano passado que as previsões têm falhado e não conseguiram determinar a rapidez com que as mudanças climáticas provocam a diminuição da espessura do gelo.

Enquanto o IPCC sugere que o gelo resistirá até 2030, o estudo de Maslowski calcula que o gelo vai desaparecer muito mais rapidamente. Seu modelo foi considerado polêmico, assim como a declaração de que o mar Ártico está em uma “espiral da morte”. No entanto, Wadhams, um dos melhores especialistas em regiões polares, disse que os cálculos de Maslowski são convincentes.

“O modelo é o mais extremo, mas também é o melhor”, afirmou o professor Wadhams. “Acho a previsão para 2015 muito grave, e estou muito bem convencido de que isso é que vai acontecer”.

O gelo voltaria no inverno seguinte, mas sua ausência no verão encorajaria ainda mais o transporte e exploração de petróleo no Ártico, ameaçando as espécies nativas. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • eva:

    ja começou ; estamos entrando na era clacial.. pois nao teremos verao este ano… somente frio muito frio

  • Soraya:

    Creio que seja possível que este fenômeno ocorra, infelizmente nada podemos fazer, podemos tentar amenizar o aquecimento mas não mais parar… Só resta esperar o que irar acontecer. É a lei da natureza, pois na natureza tudo se transforma e passaremos por mais uma!

  • Luis:

    Só falam em aquecimento global: claro que não é bom, as condições climáticas equilibradas são sempre a melhor opção. Mas bem pior que o aquecimento global seria uma nova era glacial ou até mesmo uma pré era glacial que ocorreu a poucos séculos atrás. Com aquecimento global se produzem alimentos para sustentar bilhões de seres humanos, mas com gelo vão produzir o que? Então se está ruim com aquecimento, ficará muito pior se o planeta esfriar demais …

  • laender:

    Eu duvido disto porque há uma lei física que não foi ainda abolida pela nossa Natureza: A lei da ação e reação!
    Sentemos e esperemos para ver.

  • leandro:

    NOS OS ESTAMOS FRITOS, A RAÇA HUMANA ESTA DESTRUINDO ESTE PLANETA, ACHO QUE ISSO É IRREMEDIAVEL, O SER HUMANO SO PENSA NO DINHEIRO, NO PODER, MAS MESMO SE UMA PESSOAL NAO ENTRAR NO JOGO DO CAPITALISMO ELA PERECE, ESTE SISTEMA ESTA FALIDO, E NOS JA ESTAMOS NOS APROXIMANDO NO LIMITE DO QUE A TERRA PODE SUPORTAR, A RAÇA HUMANA É COMO UM VIRUS, COMO UMA AIDS, ALGO SEM CURA, NÓS PLORIFERAMOS IGUAL MOSCAS NO ESTRUME, DESCONTROLADAMENTE, SUGANDO TUDO E UM POUCO MAIS QUE A TERRA PODE NOS OFEREÇER, A GANAÇIA HUMANA VAI NOS DESTRUIR, ESPERO QUE DEUS TENHA PIEDADE DE NOS.

  • ALX:

    TRISTE ESSA INFORMAÇÃO… PIOR QUE CONSEGUEM SABER QUANDO VAI ACONTECER, SABE QUE VAI E NINGUEM FAZ NADA PRA EVITAR, DEPOIS QUE ACONTECE FICA LAMENTANDO “PQ NÃO EVITAMOS ISSO ANTES”

  • Asdrubal:

    Segundo dizem, ao desaparecer o gelo do árctico, levaria a uma nova era glaciar na europa. brrrrr ( Mais frio não!!! É desta que bazo pró Brasil 😀 )

    Ao desaparecer o gelo no árctico, as correntes marítimas vindas dos trópicos, em direcção ao norte, passando pelo Atlântico norte, iriam parar, fazendo com que a água e o ar quentes também deixassem de vir, e provocar um arrefecimento na Europa. É mais ou menos assim a explicação. Vamos a ver.

  • André:

    Eu vi em um programa na TV Escola que a Terra já ficou sem gelo por completo por vários períodos há milhões de anos.

  • De Buque izonde Teibow:

    LOL

Deixe seu comentário!