GoPro ganha carona de foguete e o resultado é incrível!

Por , em 9.05.2016

A Gopro Awards recentemente liberou um vídeo incrível, feito em um lançamento suborbital que atingiu 120km de altitude, com velocidades máximas de Mach 5.5 (5,5 vezes a velocidade do som).

O lançamento no vídeo foi feito no Spaceport America, no Novo México, em 6 de novembro de 2015, e o foguete lançado foi um SpaceLoft-10, com 6 metros de altura, feito pela UP AeroSpace.

Este lançamento faz parte do programa da NASA Flight Opportunities Program, que seleciona as novas tecnologias espaciais mais promissoras da indústria, academia e governo, dando acesso a ambientes relevantes para testes de voo.

Logo depois do lançamento, o foguete começa a girar rapidamente. Esta é uma estratégia comum para estabilizar o veículo, a spin-stabilization. Da mesma forma que em um pião, o movimento em um eixo do foguete pode ser controlado se ele estiver girando rápido o suficiente.

  • Vídeo: confira o impressionante foguete Grasshopper em ação

60 segundos depois do lançamento (1:17 no vídeo), a missão libera com sucesso a carga no nariz do foguete e ejeta a cápsula de reentrada, conhecida como Maraia, pesando cerca de 5 kg.

A cápsula Maraia

A cápsula Maraia

Esta cápsula foi  projetada e construída pela NASA, mais especificamente pelo Johnson Space Flight Center, e no vídeo pode ser vista reentrando na atmosfera próximo da marca de 2 minutos e 38 segundos. No fim do vídeo, a cápsula cai com segurança.

  • NASA está construindo o maior foguete de combustível sólido do mundo

Ainda sobre a Maraia, a intenção da NASA é desenvolvê-la para ser um veículo de retorno barato e autônomo de experimentos científicos e tecnológicos, da Estação Espacial Internacional para a Terra.

Além do teste da cápsula Maraia, a UP Aerospace incluiu quatro experimentos tecnológicos do Ames Research Center, Universidade Purdue e Universidade Estadual do Novo México. Todos estavam intactos quando recuperados. [TechCrunch]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Luiz Antonio Baldissarelli:

    Espetacular!!!!!Vou comprar uma!!!

    • Yuri Ghenov:

      Melhor comprar várias, pois uma só será muito pouco para registrar os melhores momentos.

  • Paulo Felix:

    O que dizer desse show de imagens?
    Senti como se estivesse “na janelinha” do foguete.
    Vou assistir mais vezes.

Deixe seu comentário!