Homem com nariz incômodo vai ao médico e descobre que tem um dente crescendo dentro dele

Por , em 1.03.2019

Um homem foi ao médico reclamando que estava perdendo sua capacidade de cheirar. Pelos últimos dois anos, sua narina esquerda constantemente entupia e escorria.

Não era um vírus, nem uma infecção bacteriana. Em vez disso, os especialistas encontraram um dente rebelde crescendo no nariz do paciente.

O estudo de caso foi publicado na revista científica BMJ Case Reports.

Cisto dermóide

Antes do diagnóstico bizarro, o homem de 59 anos tentou utilizar esteroides tópicos para tratar seus problemas nasais.

Quando isso não funcionou, ele visitou o departamento de otorrinolaringologia do Hospital da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

Lá, uma tomografia computadorizada revelou uma massa coberta de muco na sua cavidade nasal, a passagem através da qual o ar entra e sai quando respiramos.

Os médicos imediatamente suspeitaram que o homem tinha um cisto dermóide – uma espécie de crescimento com o qual algumas pessoas nascem, que contém estruturas como pelos, dentes, glândulas líquidas ou pele.

Cirurgia

Os médicos prontamente realizaram uma cirurgia para remover o nódulo misterioso. Um exame da massa revelou o dente errante, coberto com tecido nasal inflamado.

Não está totalmente claro por que o paciente desenvolveu a anomalia. Segundo os especialistas, casos como este são raros, ocorrendo em apenas 0,1 a 1% da população e mais comumente em homens.

Às vezes, dentes podem crescer no nariz de uma pessoa por causa de um trauma ou infecção que afeta a área. Problemas de desenvolvimento, como lábio leporino ou fissura de palato, também podem causar o crescimento de dentes errantes no nariz.

“Nesse caso, não houve explicação óbvia”, escreveram os médicos no artigo do estudo de caso. O paciente teve um trauma facial em sua juventude (tanto sua mandíbula quanto seu nariz foram fraturados), mas os clínicos disseram que essa lesão provavelmente não causou o crescimento.

É provável que o homem tenha convivido com o dente no nariz durante a maior parte de sua vida, mas só começou a sentir sintomas quando a área ficou inflamada.

Mente aberta

De acordo com o Dr. Alex Farag, professor de otorrinolaringologia da Universidade do Estado de Ohio (EUA), que não esteve envolvido no caso, esse incidente é um lembrete de que “você sempre tem que manter sua mente aberta quando pensa em sinusite crônica e quais seriam as causas”.

No geral, casos como este são muito incomuns. Quando um paciente chega com tais sintomas, incluindo congestão em apenas uma narina, perda do olfato e secreção nasal crônica, os médicos primeiro tentam tratá-los com drogas, como antibióticos, anti-histamínicos ou esteroides.

Se esses tratamentos não funcionam, uma varredura de imagens médicas, como uma tomografia computadorizada, pode geralmente identificar o problema.

Um mês após a cirurgia, o homem já não possuía mais sintomas. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votos, média: 4,55 de 5)

Deixe seu comentário!