Ícone do site HypeScience

GIFs incríveis mostram como um cego vê o mundo

George Redhawk é legalmente cego – pelas regras brasileiras, a “cegueira legal” é quando uma pessoa tem visão menor que 0,1 ou 20/200. Isso significa que um indivíduo legalmente cego teria que ficar a seis metros de distância de um objeto para vê-lo (usando lentes oftálmicas) com o mesmo grau de clareza que uma pessoa com visão normal poderia ver a sessenta metros.

Redhawk começou a perder sua visão enquanto ainda ensinava medicina. Por causa de sua deficiência, foi forçado a deixar sua profissão depois de quatro anos.

No entanto, isso não o impediu de criar GIFs surreais e hipnotizantes. Ele sofre de distorções visuais projetadas por sua mente que tenta preencher as lacunas na sua visão. Foi daí que tirou a ideia de usar tecnologia e arte para criar a série “The World Through My Eyes” (em português, “O Mundo Através de Meus Olhos”).

“Após a perda da maior parte da minha visão, eu comecei a explorar este meio como uma forma de expressar o mundo através da minha visão danificada”, disse Redhawk ao site Graphic Art News. “Minha arte é feita com a ideia de desafiar e, em alguns casos, perturbar o sentido visual de ‘ordem’, da mesma maneira que a minha visão tornou-se um desafio constante para mim”.

Confira alguns dos GIFs de Redhawk. [BoredPanda]

Como um cego vê o mundo:

Sair da versão mobile