Seu celular e tablet estão prejudicando sua visão

Por , em 31.03.2014

Todo mundo deve ter ouvido de sua mãe ou avó que deveria ficar mais longe da televisão ou do computador, para não “cansar as vistas”. Pois a sua mãe ou avó estava certa: usar computador ou televisão, e mais recentemente, celular smartphone e tablets, pode realmente estar prejudicando a sua visão.

Seu celular está prejudicando sua visão

O alerta é de oftalmologistas, apontando os danos que o vício nestes aparelhos pode causar. E é vício mesmo – pessoas com menos de 25 anos têm o costume de olhar pelo menos 32 vezes por dia se tem alguma coisa acontecendo na tela do seu smartphone, segundo estudo recentemente publicado.

E qual o risco, exatamente? Segundo os médicos, a luz azul-violeta prejudica uma região da retina chamada mácula causando a sua degeneração, uma das principais causas de cegueira, geralmente associada ao envelhecimento.

Mesmo a “luz azul do bem” (azul-turquesa), usada para regular o relógio circadiano (o ciclo de sono-vigília do nosso organismo), pode desregular este relógio.

Outra coisa que o estudo com 2.000 voluntários revelou é que, além de checar 32 vezes por dia o smartphone, as pessoas costumam olhar para ele bem mais de perto do que para outros objetos, e acumular pelo menos 7 horas diárias de estresse nos olhos.

O dano é causado, segundo os oftalmologistas, pelas longas horas de uso e pela diminuição do ritmo das piscadas. O conselho dos especialistas é simples: além de diminuir o tempo de uso destes apetrechos, é importante fazer exames oftalmológicos com frequência. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Gabriel Petrone:

    As lentes anti-reflexo não são para evitar este tipo de coisa?

  • D:

    A Magali falou em óculos escuros e lembrei q desde q comecei a ler com + frequência em telas me preocupei com a luminosidade excessiva, tanto diminuindo o brilho num ambiente escuro qto usando “modo noturno” p/ escurecer o fundo das páginas. Acho q se o rosto do usuário fica bem iluminado, tem luz excessiva saindo da tela. De uns tempos pra cá tbm venho acostumando meus olhos a piscarem + e ficarem + fechados q o usual diante de uma tela. Só ñ sei ainda a eficácia disso…

    • Cesar Grossmann:

      Eu sofro muito com as páginas que tem fundo escuro e letras brancas. E o sofrimento aumenta quando eu saio destas páginas, o choque de abrir uma página branca com letras pretas me deixa cego por alguns instantes. Acho que é a acomodação da pupila. E olha que eu quase sempre deixo a luz ligada na sala em que está o computador.

  • Magali Li:

    Se eu usar óculos escuro para ficar no computador e mexer no celular ajudaria a evitar esses problemas ?

    • Cesar Grossmann:

      Não sei, mas um oftalmologista poderia responder esta. Mas, por outro lado, você está disposta a arriscar seus olhos para descobrir?

Deixe seu comentário!