Homens também ficam grávidos

Por , em 15.07.2010

E, não, não é um novo filme de Arnold Schwarzenegger. Mas homens, apesar de não passarem pelo processo de gestação, ficam “grávidos” – sua forma de agir e seu psicológico muda por causa da espera e da chegada do bebê.

No ano passado, pesquisas indicaram que o “hormônio do amor e do carinho”, a oxitocina, fica em maiores níveis nos homens que vão ser papais. E esse hormônio também indica o comportamento dos homens em relação aos filhos: quanto mais oxitocina no organismo, mais eles brincam e passam tempo com o bebê.

Mas o aumento da oxitocina não é a única mudança hormonal que acontece nos pais. Os níveis de testosterona, o hormônio masculino, caem – de acordo com especialistas isso acontece para que eles se concentrem em suas famílias. Testes provaram que homens com mais testosterona dão menos atenção aos seus filhos.

O hormônio prolactina, conhecido por aumentar nas mulheres no período de amamentação, também fica mais presente no organismo masculino após o nascimento de uma criança. Homens com maiores níveis de prolactina ficam mais alertas aos seus filhos e mais responsáveis na criação dos bebês.

Essas são as mudanças hormonais normais em homens. Mas você sabia que o filme de Schwarzenegger não está tão fora da realidade? Existe um diagnóstico controverso chamado “síndrome de Couvade” no qual o homem ganha peso, têm insônia, dores de estômago e até mesmo enjôos matinais. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • felippe:

    isso esta acontecendo comigo, de umas semnas pra cá eu to sentindo muito enjou e algumas dores do estômago, e sem tirar o sono, eu tenho sono o dia yodo e não tenho vontade de fazer nada, a única coisa que eu quero é ficar deitado na cama. e eu estou preuculpado porqeu eu só tenho 15 anso e isso esta acontecendo comigo.

  • arcy:

    iiiiixe tenho um amigo que estava enjoado ontem, sera!!!

  • jaqueline:

    isso é fato!na minha ultima gravidez quem sentiu os desejos foi meu esposo,enquanto eu não senti nenhum.ele queria gelatina e azeitona todos os dias.

  • Manuel Bravo:

    Será que mesmo pais que não sabem que a mulher com quem
    tiveram um “caso” está grávida, também sofrem estas mudanças?
    Parece que o fato de saberem que vão ser pais é que os
    transforma… ou é mesmo da natureza humana?

  • Joke.Dam:

    Legítima matéria arapuca.

  • MARCOS:

    Credo por isso que prefiro não ser pai de maneira nenhuma..

  • Rogério:

    fato!! meu ex-cunhado tinha enjôos e desejos durante a gravidez da esposa; eu tive desejos durante a gravidez de minha esposa.

  • Ana Elisa:

    Acredito nisso também.
    Mas o meu namorado por exemplo, ama crianças, passa muito tempos brincando com elas e tem muitoooo testosterona no organismo… rs 😛

Deixe seu comentário!