5 ilhas acabaram de desaparecer por causa do aumento do nível do mar
Cinco ilhas do Arquipélago das Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico, foram tragadas pelo mar, e mais seis ilhas estão sumindo por causa da erosão costeira.
Esta afirmação preocupante foi publicada em um estudo na Environmental Research Letters, e aponta que todas as ilhas que sumiram do mapa eram ilhas de recife, com vegetação, totalizando cinco hectares ou 50.000 m² que eram usados ocasionalmente por pescadores.
O grupo de cientistas que emitiu o alerta examinou fotos de satélite de 33 ilhas, de 1947 até 2014, e conferiu com o conhecimento dos habitantes locais.
Eles descobriram que as praias têm recuado substancialmente em áreas expostas a ondas de grande energia, indicando uma “interação sinergística” entre o nível do oceano e as ondas. Em dois lugares a erosão da praia levou à destruição de duas vilas que existiam desde 1935.
Segundo o dr. Simon Albert, principal autor do trabalho, ele aponta para “tendências globais que estão acontecendo, mas cujas respostas locais podem ser bastante localizadas”.
“Além da relocação destas vilas, Taro, a capital da Província Choiseul, vai ser a primeira capital provincial a realocar habitantes e serviços devido à ameaça do aumento do nível dos oceanos”, completa. [Phys.org]