Internet em excesso pode causar depressão nos jovens

Por , em 3.08.2010

Além dos vários perigos que a internet já oferece aos usuários, cientistas descobriram mais um: o uso excessivo da internet pode causar depressão em adolescentes. Os resultados da pesquisa feita na China mostram que jovens que navegam excessivamente na internet têm 2,5 vezes a mais de chances de se tornar depressivos em comparação aos que utilizam a rede, mas com moderação.

Apesar da descoberta, os cientistas apontam que a ligação entre o uso intensivo da internet e a depressão pode não ser tão simples e direta assim. O uso desregulado da rede mundial de computadores pode desenvolver comportamentos patológicos, o que, por sua vez, periga virar depressão.

Ao contrário de outros estudos sobre o assunto, a pesquisa em questão não se voltou a apenas um momento da vida dos jovens, mas considerou um espaço de tempo considerável: nove meses. Os cientistas examinaram 1.041 estudantes do ensino médio na China entre 13 e 18 anos.

As questões utilizadas para avaliar a dependência da internet incluíram:

  • Quantas vezes você se sente deprimido, mal-humorado ou nervoso quando você está off-line e esse sentimento passa quando você se conecta à internet?
  • Quantas vezes suas notas ou tarefas da escola foram prejudicadas por causa da quantidade de tempo gasto on-line?
  • Quantas vezes você optou ficar mais tempo on-line do que sair com seus amigos?

Os alunos também responderam a questões de saúde mental.

A maioria dos estudantes, cerca de 94%, apresentou uma utilização normal da internet. Cerca de 6%, 62 alunos, foam considerados usuários moderadamente patológicos, enquanto 0,2% dos pesquisados, dois alunos, apresentaram uso severamente patológico.

Nove meses depois, os mesmos alunos responderam novemente às perguntas sobre sua saúde mental.

Houve uma associação entre o uso patológico da internet na primeira pesquisa e depressão na segunda, mesmo após os pesquisadores levaram em conta outros fatores que podem influenciar a ligação, incluindo idade, sexo, atividade física e insatisfação com sua vida familiar. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • pc_93:

    cada um faz o q quiser da sua vida. A dica ta aii,qm quiser absorver beleza,mas quem não quiser q sofra as consequências ! Eu ja estou mudando meus hábitos e me sinto bem melhor,aproveito mais o dia e minha vida tbm !

  • lino:

    que loko

  • nozes:

    Seus idiotas ! não sabem o que falam então fiquem de boa beleza ? PDC

    • kamillah A.:

      Seu comentário é de ato infantil,totalmente desprovido de inteligência,se for algum adolescente que fez esse comentário um conselho,se é o que diz,então,melhor procurar ajuda,pois já está doente.

  • ANÔNIMO:

    CONCORDO COM ESSA NOTICIA E ESTÁ CHEIO DE ARTIGOS PELA INTERNET AFORA QUE INDICAM ISSO !

    E EU POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA CONFRIMO ESSE ESTUDO ! ESTOU MUITO DEPRIMIDO E CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE A INTERNET ESTÁ AGRAVANDO MEU ESTADO POR ISSO IREI CORTAR A INTERNET DA MINHA VIDA PASSEI HORAS DELETANDO TUDO QUE TENHO NO PC E NA INTERNET E IREI FICAR UNS TEMPOS SEM INTERNET… O PROCESSO ATÉ O MOMENTO TEM SIDO MUTO BOM… ESTOU SENTIDO COMO SE ESTIVESSE TIRANDO UM PESO DE MIM !

    NÃO VOU NUCA MAIS USAR INTERNET DESTA FORMA… ESTOU IGUAL UM “DROGADO” – ESTAVA AGORA POUCO ME RECORDANDO QUE ANOS ATRÁS EU NEM LIGAVA PARA INTERNET E TINHA UMA VIDA MUITO MELHOR !

    MINHA FAMÍLIA TEM NOTADO A DIFERENÇA EM MIM E EU RESOLVI POR MESMO ME DISTANCIAR DA INTERNET !

    SE ALGUÉM ESTIVER LENDO MEU RELATO AÇA O MESMO !

    COMEÇÇAREI ME DESCONECTAR EM 1,2,3

    A VIDA É MELHOR !

    CHEGA DE DRAMA !

  • victor:

    Rayane se você não quer saber das pesquisas modernas não acesse o hypercience até por que o blog não foi feito pra qualquer um.
    Outra : Você escreve errado demais!!!

  • crazydogg:

    já pararam pra pensar que eles usam internet demais por que já estão deprimidos e ela é uma forma de escapar do mundo real?

  • rayane:

    eu também concordo com a galera eu to aki procurando algo para escrever aki no colégio e aparese essas palhasadas dos chineses vai te catar a eu em eu falo mesmo o que eu tenho que falar

  • Rosângela:

    Rafael não sei se é um pretexto para eletrocutar adolescentes, mas que pesquisa mais …..nem sei que palavra usar, somos povos tão diferentes assim?
    Eu me sinto feliz, satisfeita, por poder acessar a Internet, depressiva jamais!

  • Rafael:

    E se uma pessoa que ja seja depressiva utilizar deste recurso para se sentir melhor? Esses chineses querem arrumar qualquer pretexto para eletrocutar adolescentes que usam a internet.

Deixe seu comentário!