iOS 6: O que há de novo para iPhone, iPad e iPod

Por , em 12.06.2012

A Apple anunciou segunda-feira, 11, seu novo sistema operacional móvel, o iOS 6. No momento, ele está disponível como uma prévia para membros registrados da Apple, em developer.apple.com, mas deve chegar ao mercado em breve, no outono do hemisfério norte (nossa primavera).

Com isso, os fãs de produtos da Apple devem estar se perguntando: como essa mudança vai afetar os aparelhos? O novo iPhone só deve aparecer na primavera, mas um novo iPad com Retina Display já saiu em março.

O iOS 6, assim, pode afetar algumas características do futuro iPhone 5, e vai mudar o iPad, também, se você usa bastante o Siri ou possui um iPad terceira geração 4G/3Gs ou iPad 2. O iPad de primeira geração e iPhones anteriores ao 3Gs não poderão atualizar para o iOS 6.

As novas características

O novo sistema vem com 200 atualizações. Um dos principais novos recursos do IOS 6 é o aplicativo de navegação, guiado pela voz de Siri (software inteligente de navegação e assistência pessoal), com vistas 3D. O novo mapeamento da Apple é baseado em vetores – você pode dar zoom, girar, ver edifícios em 3D, etc. A Apple espera, com isso, concorrer com o Google Maps, até então a tecnologia de mapeamento padrão usada em todas as versões anteriores do iOS.

Esqueça o Google Maps, ele foi substituído. O tráfego será monitorado em tempo real, o que significa que o tempo estimado para a chegada será atualizado dinamicamente, dependendo do trânsito naquele exato momento. Você pode receber notificações se ocorrer um acidente na estrada, por exemplo, e precisar mudar de caminho. Siri também pode indicar coisas como “próximos postos de gasolina” durante o trajeto. O software agora também fala mais línguas (espanhol, italiano, coreano, mandarim e cantonês). O novo aplicativo de mapas e navegação GPS utiliza dados em tempo real de outros usuários do aplicativo que estejam na área. Ele também mostra a cidade toda em 3D. O provedor da mapas da Apple agora é a Tomtom e não o Google, mas infelizmente ainda parece não cobrir o brasil na versão para desenvolvedores. Assista a um vídeo com os mapas novos abaixo.

Sendo assim, especialistas esperam que o uso de iPads 4G, por exemplo, como GPS aumentem, e também como dispositivo “hands free”, ou seja, que permite interações com o aparelho apenas utilizando voz. Os usuários podem agora pedir a Siri para atualizar seu status no Facebook ou no Twitter, ou enviar mensagens com comandos de voz. Mas não sabemos ainda se o Siri passará a falar português neste lançamento. No momento quem tem um iPhone 4s é obrigado a utilizar Siri em algum dos idiomas disponíveis que não inclui o português.

Apple também integrou diretamente o Facebook ao iOS, da mesma maneira que o iOS 5 é diretamente integrado ao Twitter. Postar, comentar e curtir no Facebook vai se tornar uma experiência mais “disseminada” no iOS. Também, se as informações de seus contatos mudarem no Facebook, serão automaticamente atualizadas.

Outro novo recurso é um aplicativo que funciona como uma “caderneta” (o Passbook), no qual os usuários podem escrever notas para eventos e locais. O aplicativo também permite digitalizar seus cartões e cupons (por exemplo, cartão de transporte ou ingresso de cinema), sendo assim, você pode usar o telefone para entrar em um show ou até mesmo fazer check-in em seu hotel. Ele exibe automaticamente suas credenciais na tela. Quando você entrar em seu café favorito, por exemplo, seu cartão de fidelidade aparece e você pode digitalizá-lo para comprar um café ou verificar o seu saldo.

Também, com os upgrades do iOS, o iPad pode substituir de vez um laptop para blogueiros que viajam bastante, por exemplo. O iOS 6 permite o upload de fotos ou vídeos diretamente do Safari, sem necessidade de um aplicativo intermediário. Um recurso que adoraremos aqui na edição.

A Apple também melhorou a visualização de telas. Com o iOS 6, compartilhar múltiplas telas pode se tornar um trabalho mais fácil. Aplicativos e recursos ainda mais integrados entre iPhone, iPad e MacBook são algumas promessas.

Apesar de todos esses novos recursos e atualizações, certamente para melhor, os críticos apontam para o “óbvio”: de que a maioria deles não é inovadora, ou seja, já estavam disponíveis em outras plataformas.

O que você achou destas características do novo iOS 6? [MSN, CNET, Datamation, TechNewsWorld]

NOVAS CARACTERÍSTICAS GERAIS

MAPAS

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!