Japoneses querem enviar robô que “twita” ao espaço

Por , em 22.02.2011

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) anunciou que está pensando em equipar sua estação espacial com um robô para cuidar do posto enquanto os astronautas dormem e para servir de companhia. A intenção é que o robô chegue lá em 2013. Além destas funções, ele irá monitorar, inclusive, a saúde e o nível de estresse dos membros da tripulação. Semelhanças com o computador HAL 9000 de “2001, uma odisséia no espaço” são apenas coincidências?

O robô poderá se comunicar com pessoas na Terra e compartilhar fotos pelo Twitter. “Estamos pensando em um robô que seja muito parecido com um humano. Ele teria expressões faciais e conseguiria conversar com os astronautas”, disse o engenheiro da JAXA, Satoshi Sano. Os responsáveis pelo desenvolvimento do aparelho são a JAXA, a Universidade de Tóquia a empresa de propaganda e comunicação, Dentsu.

O andróide japonês já tem um companheiro, o Robonaut 2, da Agência Aeroespacial Norte Americana (NASA) que vai para espaço no próximo lançamento. O R2 tem uma cabeça parecida com a de um humano, braços e mãos e irá dar assistência aos astronautas com as tarefas do dia-a-dia. A mobilidade do Robonaut 2 ainda é limitada, mas no futuro, designers esperam poder modificar o robô para se locomover livremente na estação espacial ou mesmo do lado de fora para as tarefas mais perigosas.

Tomara que a história seja diferente da do filme de Stanley Kubric. HAL acaba se voltando contra os astronautas e tenta controlá-los e mata alguns membros da equipe até que um deles consegue desativá-lo, retirando um a um os seus dispositivos de memória. [Space.com]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Rodrigo Paim:

    Não diria que eles ficaram pra trás, ainda são muito importantes na exploração do espaço. A questão é que desde que a URSS ruiu a Rússia vem lutando contra crises políticas e econômicas, então certas coisas ficaram pra segundo plano na prioridade deles.

  • Tiago:

    haha, os russos já ficaram pra trás…e faz tempo.

  • aurilan:

    os russos estão ficando pra traz

  • Rodrigo Paim:

    Título infeliz.

    O pessoal prestou mais atenção no titulo que na matéria. A função do robô não é apenas “Twitar”, isso é apenas um agrado que fizeram aos astronautas.

    A própria matéria diz :

    […] equipar sua estação espacial com um robô para cuidar do posto enquanto os astronautas dormem e para servir de companhia.[…]. Além destas funções, ele irá monitorar, inclusive, a saúde e o nível de estresse dos membros da tripulação. […]

  • Rafael:

    Uso o twitter para ver mais rapidamente as materias do hype, e de outros sites. Então não é tão inutil

  • Gismundo Gonsalves Soares Lima:

    asiaticos e suas invenções desnecessarias.
    pelo o menos até hj a unica invenção deles que foi posta em pratica e teve uma utilidade real foi o gerador de Ozonio ^^

  • Brenda:

    Victor, os japoneses não tem o que fazer…

    Asiáticos não se cansam de inventar coisas inúteis.

  • Victor’:

    “Twitter é coisa de gente sem o que fazer da vida” Atirnian Xavier. Acho que o robô não vai ter o que fazer.
    Pra que enviar um robô pra ajudar os astronautas? São tão inúteis assim? Sorte deles que o Japão é boa em mecânica avançada, desse jeito ficarão gordos sentados apenas observando as estrelas.

    Já vi que o comentário vai levar muitos votos de não.

Deixe seu comentário!