Legista afirma que homem morreu de combustão espontânea

Por , em 28.09.2011

As pessoas podem, de repente e inexplicavelmente, explodir em uma bola de fogo?

Parece história de um filme de terror, mas algumas pessoas acreditam que acontece. É também o que um legista concluiu sobre um irlandês de 76 anos de idade, que queimou até a morte em sua casa. Havia marcas de queimaduras acima e abaixo do corpo, mas nenhuma evidência de gasolina, querosene ou outros aceleradores. O legista relatou que o fogo foi exaustivamente investigado e a conclusão é de que isso se encaixa na categoria de combustão humana espontânea, para a qual não há explicação adequada.

Normalmente, é claro, os incêndios não começam por si próprios. Quando os pesquisadores estão buscando a causa de incêndios florestais, não assumem que a chama apenas acendeu, mas sim que ela provavelmente foi causada por alguém descuidado ou por um relâmpago. Apesar de rara, a combustão espontânea tem uma certa ocorrência. Sob circunstâncias corretas, muitas coisas podem autoinflamar em um dia quente, incluindo pilhas ou trapos usados contendo óleo ou gasolina. Poeira de carvão também pode inflamar-se espontaneamente, um dos muitos perigos que os mineiros enfrentam.

Mas a afirmação de que as pessoas podem de repente explodir em chamas, sem motivo aparente, é uma questão totalmente diferente. O caso mais conhecido de combustão humana espontânea é realmente de ficção: em um romance de Charles Dickens, Casa Abandonada, um personagem explode em fogo. O fenômeno também apareceu em outros filmes e em programas de TV.

Mas há alguma confirmação de casos da vida real?

É aí que as coisas ficam mais complicadas. Embora alguns autores sugiram que existiram centenas (ou milhares) de casos de combustão espontânea ao longo da história, apenas uma dúzia foi investigada em detalhes. Um pesquisador que examinou vários casos supostamente inexplicáveis,= descobriu que todos eles eram muito menos misteriosos do que se dizia. A maioria das vítimas eram idosos, viviam sozinhos e havia chamas por perto (cigarros, velas, incêndios, etc) quando morreram. Vários foram vistos pela última vez consumindo álcool ou fumando.

Como pode um corpo queimar por completo? Se a pessoa está dormindo, embriagada, inconsciente, muito fraca, incapaz de se mover ou de apagar as chamas, as roupas da vítima podem agir como um pavio, para queimar a gordura do corpo (que por ser um óleo é inflamável e está muito perto da superfície da pele). Uma vez que um corpo começa a queimar, ele vai continuar até que o combustível (roupas, cadeiras, o corpo, etc) se acabe.

Os incêndios são notoriamente instáveis. Às vezes as chamas se espalham para outros lugares, outras vezes não. Às vezes incêndios consomem o corpo inteiro, outras vezes não. Tudo depende das circunstâncias específicas de cada caso.

Pesquisas também jogam água fria na ideia de que corpos só podem ser consumidos por temperaturas muito mais altas do que as chamas comuns podem oferecer. As experiências mostram que a gordura humana queima a uma temperatura de 250°C, porém um pavio de pano na gordura vai queimar mesmo quando a temperatura cai até 24°C.

O caso do irlandês pode não ser tão misterioso quanto parece. Havia, afinal, uma lareira perto de seu corpo queimado. Parece provável que uma faísca ou brasa se estalou do fogo, atingiu suas roupas e botou-as em chamas. Não está claro por que o legista excluiu esta explicação.

Se a combustão humana espontânea é um fenômeno real (e não o resultado de uma pessoa idosa ou doente muito perto de uma fonte de chama), por que não acontece com mais frequência? Há 5 bilhões de pessoas no mundo e ainda assim não vemos relatos de pessoas explodindo em chamas enquanto caminhavam pela rua, assistiam a jogos de futebol ou tomavam um café. Se a combustão humana é um fenômeno real, mas muito raro, estatisticamente deveríamos ver muito mais casos. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

55 comentários

  • eneias:

    O cara era um ninja, todos sabemos que os ninja tem total controle sobre o corpo e as funções vitais então quando o cara sentiu que ia ser capturado resolveu explodir, e só isso!!!!

  • daniel:

    a combustão espontanea é por causa de um chip extraterrestre,
    que usa as pessoas como informantes, quando ele termina de pegar todas as informações necessarias ele explode matando a pessoa…

  • MarVinG:

    Ah!

    Gente, as mitocôndrias “podem” explodir nossos corpos se resolverem queimar (desregulada e instantaneamente) toda a energia disponível em nossos frágeis corpos.
    Parem pra pensar e pesquisar.

    VOCÊS NUNCA JOGARAM “PARASITE EVE”???!

    PS.:espero que entendam… tsc

    • Druida:

      Mas não são as mitocondrias que usam ATP

      Você nunca estudou biologia?

  • Antonio:

    Em superenatural eles explicam isso. XD
    A pessoa deve ter visto um anjo na sua forma verdadeira. Uhum… Uhum…

  • Clara Telis:

    Eu já sabia disso ,mas sempre fingi não ter medo!Agora porém …

  • Ciro:

    Quanta gente burra!!!! a imagem é ilustrativa caralho!
    existem milhares (senão milhões) de casos que se dizem ser auto combustão humana e tambem casos de pessoas que sobreviveram tendo só parte do corpo queimada, um dos casos que vi a muito tempo um homem teve o ante braço inteiro queimado mas apenas o antebraço virou cinzas.
    Alguns casos estudados mostram que muitos estavam em depressão ou algo semelhante, e tambem queimaduras que supostamente aconteceram de “dentro para fora”, mas existe muitas expeculações pesquisem mais e tirem suas proprias conclusões.
    E PARA AS ANTAS QUE NÃO SABEM QUE A IMAGEM É ILUSTRATIVA VÃO LER GIBI OU TIRINHAS NO JORNAL SEUS IGNORANTES

  • alexandre:

    olha esse titulo!! olhe bem mesmo

    Legista afirma que homem morreu de combustão espontânea!

    o homem era GAY, usava tamanco!

    e tambem pode ter morrido peidano!

  • katie:

    Pelo amor de Deus, santa ignrancia a foto é apenas uma ilustração.

  • claudio;cuiaba mt:

    NOSSA QUE MENTIRA KKKKKKKKKKKKKKKKK ESSA PRENA E DE MANEQUIN TODA VIDA ,,,,, O CARA CE TA PENSSANDO QUE A GENTE E BOBO EE MONTA OUTRA MAIS CONVINCENTE AI VAI

    • Jonatas:

      É só uma pintura. Feita por algum artista representativamente sobre o fenomeno de “pessoas explosivas”, hehehehe

  • Campos:

    Eduardo
    Voce tem razão de falar em montagem. Veja que as pernas parecem que estão retezadas, como se fosse de um manequim que estava de pé, mas isto pode acontecer normalmente, no momento da queima. Temos tambem que ver que outros pormenores parecem muito vulgares para serem colocados, como por exemplo um sapato grande e feminino no pé. Quem estivesse fazendo uma montagem, não iria fazer isto. Teria mais cuidado. Muito embora as pernas parecem artificiais. Quanto não ter queimaduras ou sangue nas pernas eu discordo que teria, pois esta descarga é super potente e destroi tudo em frações de segundos. Os móveis não sofrem queimaduras, nem o ambiente em volta é chamuscado. Existem muitos casos semelantes na internet em “combustão espontanea”.

  • Eduardo:

    Esta fotografia não corresponde ao Sr. Irlandés de 76 anos.
    Esta fotograia tem cara de montagem. As pernas correspondem a uma pessoa mais jovem provavelmente do sexo masculino. Mas o sapato no pé direito não é. Cadé as meias, as pernas da calça, e o sapato esquerdo; se somente queimóu acima dos joelhos deveria estar este material na foto. As pernas não tem queimaduras…..

    Sem dúvida a fotografia não corresponde ao texto.

    • Mari:

      É claro que não seu burro, é só uma imagem ilustrativa ¬¬’
      Gnt burra é fod*

    • alicia:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk na moral!!!que sem noção!

  • Yuichi:

    Existe uma teorização sobre a hipótese da fonte de calor vir do corpo humano mesmo, e leva em conta as mitocôndrias, o “motor de combustão interna” de organismos de vida mais elevados.
    As mitocôndrias são locais de produção de pacotes de energia altamente ativa que usa um mecanismo de fosforilação oxidativa. Desacoplamento dos processos metabólicos na mitocôndria de seus resultados de produção de energia na geração de grandes quantidades de calor que é chamado de termogênese. (Esta produção de calor é diferente de febre, que é uma resposta inflamatória a uma infecção.) As mitocôndrias são especialmente abundantes nas células do músculo esquelético que exigem saída de alta energia para a sua função. Uma vez que os músculos esqueléticos constituem uma parte importante do corpo, que abrigam um número enorme de produtores de energia mitocôndria. Sob estresse e certas condições fisiológicas extremas, a hiperatividade do mecanismo de produção de energia do corpo pode ultrapassar a conservação ou utilização. Gordura corporal disponível pode também servir como combustível adicional para a combustão. Esta hipótese ainda necessita de testes de laboratório rigoroso.

  • alessandro:

    esta escrito no relacionado os 8 terroristas mais procurados da Al-qaeda quando na verdade o certo seria os 8 terroristas da Al-qaeda mais procurados pela CIA viva a liberdade

  • Campos:

    Para tirar duvidas sugiro ler o blog – “Olhando o Universo”. este assunto está mais ou menos no meio deste blog e fala sobre muitos casos estranhos que aconteceu no planeta terra.

  • Eu:

    É verdade sim… cá na minha terra acontece duas a três vezes por mês.

  • Jairo Wilson Muller:

    EXISTEM MUITO MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA, DO QUE PODERÁ ENTENDER AS NOSSA VÃ FILOSOFIA.
    A MINHA FALECIDA MAMÃE DIZIA: “NÃO DEVES ACREDITAR EM TUDO, MAS, NUNCA DUVIDES DE NADA”.
    TALVEZ POR ISSO, EXISTEM TANTOS CHARLATÃOS POR AÍ, SE APREGOANDO DE SANTOS.

  • Campos:

    Gloria voce tem razão,mas um pum produz uma chama que mal da para se sentir o calor. Esta combustão foi rápida e intensa. Queimou em frações de segundos uma pessoa. Note que tudo em volta ficou intacto. Isto tem caracteristica de microondas muito forte. Um forno de microondas assa so a carne posta lá e deixa tudo em volta frio. Os raios gama tem uma frequencia super alta e é a coisa mais energética que existe na natureza. Eles podem vir de buracos negros, de explosões de supernovas, de descargas eletricas na periferia do universo, etc. Vamos raciocinar.

  • gloria:

    Acredito q seja verdade sim,temos energias corporeas q nem conhecemos ainda.A combustão Humana é diferente da combustão comum, porque somos 70% água , então seria necessário uma fonte de color muito mais forte q de uma faísca de lareira ou de cigarros para fazer um corpo cheio de líquido ser consumido por alta combustão.E nos seres vivos temos essa combustão, nossas cavidades intestinais produzem gás metano, já vimos muito em programas de tv q prova q o ¨pum¨pega fogo.

  • Campos:

    Notem que a cadeira está intacta. Não sofreu o aquecimento esperado. O incendio foi milagosamente no corpo da vítima. Isto é realmente espetacular.

  • Silva:

    Alx,
    voce tem razão ele deve ser gay.
    Analizando o ambiente, não vejo como uma centelha da lareira poderia causar isto. Nem se sabe se a lareira estava acesa e se estava, está muito longe para causar qualquer incendio. Resolvi analizar o video da Ana Maria Braga e verifiquei, em camara lenta e paradas, que primeiro apareceu um claro no chão, depois um feixe bem fraquinho de energia de cima para baixo e por ultimo uma explosão que apareceu de baixo para cima. primeiro esparramado pelo chão e depois se concentrou e subiu, formando um tipo de guarda chuva. Isto não tem uma explicação conhecida. Sabe-se, apenas que foi uma descarga eletrica diferente, talvez de raios gama, como foi sugerido aqui. Existem muitos casos deste tipo na internet, Veja “combustão expontanea”. Esta imagem é o santo graau da ciencia; Isto é muito importante para se decifrar este fenomeno. Agora os tecnicos vão ter uma resposta. Felizmente.
    Adorei este assunto.

  • Jonatas:

    Isso funciona pra sogras?

  • Santos:

    Já vi minha sogra explodir em chamas… Mas não morreu… 🙁

  • Jonatas:

    O tio Chico, da família Adamns… alguem lembra?

  • alx:

    Bom, o titulo se refere a um HOMEM, mais na foto se ve claramente a foto de um calçado feminino nos pés… Ele era gay??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Cesar:

      Provavelmente a foto é só uma ilustração, feita por algum artista.

  • CAMPOS:

    Quem viu o programa da globo ^Ana Maria Braga^do dia 29 de set de 2011, pode comprovar que esta estranha energia veio de cima, como um raio, sõ que não fez nehum barulho. Isto ê tipico de descarga de raios gama. Veja na internet combustão espontanea e veja o Blog – Olhando o Universo – La fala dos misterios do universo, inclusive sobre a morte de varias pessoas que sofreram combustão expontanea, de 5 elefantes que foram queimados vivos, de incendios sem causa aparente e de acientes aeronauticos misteriosos e de fenomenos que aconteceram no triangulo das bermudas.

    • Espectro:

      Ana Maria Braga é fonte somente de fofoca, misticismo e crendices. Se fosse um programa científico, não teria como público donas-de-casa desocupadas.

  • Cesar:

    O caso do irlandês pode não ser tão misterioso quanto parece. Havia, afinal, uma lareira perto de seu corpo queimado. Parece provável que uma faísca ou brasa se estalou do fogo, atingiu suas roupas e botou-as em chamas. Não está claro por que o legista excluiu esta explicação.

    Viés do especialista. O especialista é um dos que acreditam que a combustão expontânea e achou que este caso era a prova que ele precisava. Só que na pressa de provar que a combustão espontânea acontece, ele varreu para baixo do tapete qualquer evidência em contrário.

    Mas mesmo que não seja combustão espontânea, não muda a conclusão de que a morte foi acidental. Só coloca em xeque a capacidade do especialista de separar fato de ficção e de eliminar hipóteses corretamente.

  • wellington goncalves:

    Acho que esse não foi combustão expontanea.
    Já que conforme tenho lido, isso ocorre no corpo das pessoas, e as roupas costumam ficar intactas.

  • FEIO:

    -Quem vai querer espontâneamente pegar fogo??É ruim heim!!!!

  • Roberto:

    Patrícia, essa é pra rir, embora eu suspeite que por trás haja um crime brutal, com laser, ou alguma coisa assim. Morto não fala e laser não deixa pista…

    • Cesar:

      O laser explodiria o corpo. Ele vaporizaria um aparte do corpo, e esta vaporização seria explosiva.

    • Glauco:

      Além do que um laser desse tamanho iria precisar de mais energia do que a que você encontra disponível na rede elétrica comum.

  • Espectro:

    Esqueceu de dizer que este fenômento ocorre após o óbito da vítima. Como a propagação da chama é muito lenta, se estivesse viva poderia apagá-la facilmente. (Não, não existe propagação rápida, como alguns autores insistem em afirmar)
    Querer acreditar em combustão espontânea humana é ignorar a ciência. Este fenômeno já foi desmistificado há muito e só persiste porque tem gente que ainda insiste em em criar polêmica.
    Pés no chão, minha gente!

    • Cesar:

      Acho que nem sempre. Se for uma pessoa com os movimentos limitados, ela pode pegar fogo e não conseguir apagá-lo. Morreria do choque ou coisa parecida…

    • nml:

      Dizem tbém que existem muitos ´NARIGUDOS´ e ´ORELHUDOS´ por aí. A combustão humana espontânea é ainda um mistério para a ciência, uma vez que ‘sobram’ apenas extremidades do corpo, entre outros fatores, temperatura elevadíssima no foco, corpos reduzidos a cinzas, colchão ou móvel da vítima intacto, ocorre de DENTRO PARA FORA, e NÃO se caracteriza como um incêndio ‘tradicional’ em hipótese alguma, APESAR que existem ‘ORELHUDOS’ que sem ao menos pesquisar um mínimo, e dotados de um forte ‘senso’ de achismo, simplesmente ‘acham’ que é a mesma coisa porque ‘sim’ e todos precisam aceitar as patetadas. Mas principalmente em terras tupiniquins, república de bananas, que NUNCA foi lugar dessa ‘bobagem’ de raciocinar. Eu tenho 2 opções apenas, acreditar nos estudos, pesquisas de gente séria ou nos seus ‘achismos’ regorgitados (e tem gente engolindo com gosto e querendo mais! ECA!!!).

  • nml:

    Esse médico foi bem inteligente, ainda observou q muitos casos aconteceram perto de lareira, mesmo não diminuindo o mistério. É possível, assim como existe, teorias ‘sobrenaturais’ ou ainda elementos desconhecidos do universo. O mistério é muito grande, devido aos fatos, temperatura muito alta (diferente de incêndio) e ainda um estranho relato de uma vítima fatal (um padre) pouco antes do óbito. Querida jornalista, o legista excluiu incêndio por faísca ou labareda porque a “CHE” é muito, muito diferente! Boas pesquisas!

  • JUCABALA:

    (Padre quevedo mode=on)Isso “Non ecziste”(Padre quevedo mode=off)

    Se existisse James Randi estava 1 milhão mais pobre.

    • Glauco:

      Nada a ver! O difícil é encontrar alguém disposto a morrer de combustão espontânea por 1 milhão de dólares.

    • Tio Chico (Adamns Family):

      Eu eu eu!!!! rápido, da pra ser agora????

    • Pedro:

      Não entendi nada do que você falou manolo.

  • Flor de Lis:

    Casos como esse estão relatados no livro “Galeria de Curiosidades Médicas”… não lembro o nome do autor,,, mas quem conseguir encontrar esse livro, leia… é muito interessante…outros casos curiosos tbm são relatados no livro.

  • Nerd:

    Mais como é impresionantee . Por que sempre tentam arrumar uma explicação para tudo? Eu acredito sim , que possa haver uma combustão humana espontânea , sem que a pessoa que ” pegou fogo ” tenha consumido algum tipo de bebidas alcolicas.É um caso raro de se ver , mais nao impossivel

    P.S : desculpem see digitei algoo erradO , é poorq passo muitoo tempo digitando abreviadamentee que acaba pegando o custume … rerere ..

  • Davi Ramires:

    Shishio Makoto tinha…
    XD

    • eduardo:

      Nicolas Cage tb……

  • Marina:

    Só uma correção, a população mundial já passou de SEIS bilhões faz tempo, a previsão é alcançarmos sete bilhões em outubro de 2011.
    Se informe, dona jornalista!

  • Roberto:

    Vampiros que pegaram sol por acidente.

  • Ciro:

    varios casos de milagres já foram feitos e poucos (ou nenhum) estudados….
    é p considerar milagre normal tb?

    pessimo argumento gente…. esperava mais…

  • Glauco:

    Bom… se milhares de casos já foram relatados mas apenas umas poucas dúzias estudados, então talvez isso não seja tão raro assim…

    • Cesar:

      “Milhares” de pessoas morrem em situações que se parecem com combustão espontânea, mas quantas realmente morreram de combustão espontânea?

    • Glauco:

      Só estudando caso a caso prá saber…

Deixe seu comentário!