As 5 partículas mais bacanas da natureza

Por , em 7.04.2011

Elas aparecem em diferentes tamanhos, cores e sabores – algumas são partes de duplas destrutivas que se vaporizam, outras têm nomes muito bizarros. Conheça as mais legais:

1. Boson de Higgs

Acredita-se que ela dê massa a outras partículas – sua teoria foi criada em 1964, quando cientistas passaram a se perguntar porque algumas partículas eram mais massivas que outras. Muitos cientistas acreditam que a descoberta dessa partícula firmou o modelo tradicional da física.

2. Quarks

Um dos nomes mais legais da física – são eles que constroem os prótons e os nêutrons. Eles estão sempre em grupos já que a força que os conecta fica cada vez maior quanto mais eles são afastados. Então quarks “soltos” não existem na natureza.

3. Partículas Supersimétricas

Fazem parte de uma teoria que diz que, para cada partícula que conhecemos há uma “gêmea”, uma partícula simétrica, que ainda não foi descoberta. Então porque ainda não conhecemos essas partículas? Cientistas acreditam que elas são muito mais pesadas que suas gêmeas – e quanto mais pesadas, menor é o período de vida dessas partículas.

4. Neutrinos

Eles são partículas leves, subatômicas que andam por aí a uma velocidade parecida com a da luz. Na verdade trilhões deles estão passando por seu corpo nesse momento, embora dificilmente eles interajam com a matéria. Alguns neutrinos vêm do Sol, enquanto outros vêm de raios cósmicos de outras galáxias.

5. Antimatéria

Todas as partículas normais teriam sua partícula oposta, com a mesma massa mas com carga diferente. Quando a matéria e a antimatéria se encontram, elas se aniquilam. A antimatéria do próton, por exemplo, é o antipróton e a do elétron é o pósitron. [LiveScience]

• Andre:

Prótons e Nêutrons são partículas avessas, quanto mais distantes mais se atraem. Como é que uma particula desse tipo pode organizar o universo? Será que são partículas com mania de organização? É, talvez nem houvesse Universo não fossem os prótons e nêutrons. Não haveria consistência, nem aglutinação de matéria sob a forma de galáxias, estrelas e planetas. Só nos resta perguntar: por quê?

muita matématica pra desvendar essas particulas

Milton… procede, mas não é uma regra “absoluta”
    A antimatéria é formada por quase os mesmos blocos que a matéria normal, há uma mudança nos quarks do próton, então se torna o anti-próton, mais ou menos assim, não sou formado em física pra saber explicar direito.

Parabéns pelo o artigo.

• Vicente Alves:

Como já dizia Ainstein, Deus não joga dados tudo tem o seu porque, toda ação tem uma reação tudo é relativo e por ai vai…

• 17 ANOS:

A matéria :fiz uma teoria estanha de que a Matéria a qual somos
    feitos é uma evolução de outros tipos de matérias pré-existentes O QUE VOCÊS FÍSICOS TEÓRICOS ACHAM

• BrunoPanda:

“Wilian / 7.04.2011
    Hidden due to low comment rating. Click here to see.
    Por que eles não pesquisam como melhorar a saúde e os do Brasil.”

Porquê “melhorar a saúde” fica na área da medicina.
    Simples assim…

• Milton Mourão:

Se existe antimatéria então deve existir antiboson. antiquark antineutrino, etc.. Procede?!

Neutrinos não tem carga elétrica , como poderia existir um antineutrino?……..já os outros eu não sei.

• Luis Katsuragi:

mas existe antineutrinos ‘—‘

• João Vitor:

Essa foi a matéria com mais comentários ocultos…

Wilian não vão pesquisar como melhorar a saúde pois estão perdendo tempo para descobrir porque tanta gente faz comentário idiota.

• Filipa:

“La antimateria, compañeros, es una conspiracion de los imperialistas e los capitalistas, para acabaren con el Universo, como lo hicieron a Marte!

Hugo Chavez”
    x2

Pessoal “esperto”, ninguém percebeu que é só uma ilustração ?

Afe, sem comentários, só rindo pra não chorar

• Patrix:

Pô pessoal… sei que estão acostumados com livrinhos de estorinhas cheios de desenhos e cores…
    mas as imagens AQUI servem apenas para ilustrar… não quer dizer necessariamente que sejam as imagens de um quark..
    Eita povo ingênuo!!!

• Bolonhesa:

Se existe a paricula divina, deve existir a partícula diabólica

• Bruno Juncklaus:

Nada a ver é o pessoal comentando sobre a ILUSTRACAO.

Só faltou o comentário do Glauco, cadê?? *-*

Alguém risca com giz num quadro duas linhas perpendiculares abertas 30° mais ou menos e as cortam com uma linha horizontal. Pergunta para para quem assiste os riscos e rabiscos o que isto significa e tem como respostas: um compasso, a letra A. Quem disse que isto poderia ser a letra A ou um compasso?
    Um outro escreve um monte de rabiscos num monte de linhas e daí vem outro com um sax ou um outro isntrumentode sopro e toca uma melodia.
    Aparece de vez em sempre uns idiotas que xingam imagens veneradas por certas crenças, mas quando mostramos uma fotografia da mãe do infeliz e dissemos que é uma vaga… o sujeito fica emputecido e pede respeito à sua mãe. É apenas uma imagem.
    Imagens, símbolos, gráficos são ferramentas visuais que utilizamos para imaginarmos aquilo que existe e que não existe mas que nossa percepção está aquém da percepção objetiva.
    A gramínea nasce e vem o burro e a come. Vem um tigre e come o burro. Vem o homem e mata o tigre.

• Fabricio:

nada a ver e 2 cegos se olhando ‘-‘

• Heitor:

Engraçado como as pessoas botam “fotos” de partículas quando na verdade mal existe uma máquina capaz de tirar foto de uma molécula de acordo com a sua geometria, quanto menos tirar foto de um quark, que é o que forma os eletrons prótons e neutrons.

Dá onde tiraram essas imagens? Nada a ver!!!

Não sei por que olho esse blog de vez em quando, talvez seja uma esperança de que ele tenha melhorado.

• Hugo Chávez:

Hugo Chavez

a anti-matéria é a mais conhecida dessas 5

• pri:

kkkk, verdade Lylia!

• Wilian:

Por que eles não pesquisam como melhorar a saúde e os do Brasil.

• Wilian:

Já imaginou…
    …Igreja da Partícula Divina/Divine Particle Church. Deve existir com certeza…

• LYLIA:

antimatéria, vai ver que o povo vê isso e acha que é um disco voador.

• Jurno:

A nº 4 é simplesmente a foto do Sol.. só que verde –‘

Deviam melhorar as ilustraçoes para uma explicação melhor…